App surgiu na Google Play Store, exibia propagandas e foi retirado do ar
Os problemas com aplicativos falsificados e mal-intencionados na Google Play Store persistem. Mais de um milhão de usuários do Android baixaram uma versão pirata do WhatsApp, que foi detectada neste domingo (5), após uma série de discussões no fórum Reddit.
A página inicial do app na loja é praticamente igual a da versão oficial e quando baixado roda o programa correto. A diferença é que ele utiliza um app secundário com anúncios, uma forma de desenvolvedores ganharem dinheiro fácil.
O usuário do Reddit chamado DexterGenius afirmou que o app secundário em si tem “poquíssimas permissões”, ele basicamente apenas acessa à internet e se camufla com o mesmo nome do WhatsApp original.
A falsificação foi tão bem feita que até o nome da desenvolvedora foi simulada, WhatsApp Inc. O truque para conseguir ficar com o mesmo nome foi a utilização de um espaço extra no final do nome da empresa, de forma que para um usuário comum os dois nomes fossem o mesmo.
O Google já retirou o app da Play Store, mas o site britânico The Registerressaltou quão preocupante é a empresa não conseguir detectar um erro tão gritante em um app campão de downloads e esperar ele ser baixado 1 milhão de vezes antes de retirá-lo do ar. O Google afirmou que os desenvolvedores do app serão punidos e disse que está aprimorando suas técnicas de detecção de apps maliciosos com inteligência artificial.
Fonte: R7