A fabricante chinesa Vivo Mobile Communications Co. estaria desenvolvendo seu primeiro celular com tela flexível que se transforma em um tablet compacto. Com lançamento ainda desconhecido, aparelho teve seu design revelado em nova patente obtida pelo site 91mobiles.
Registrada em maio de 2021 e publicada em dezembro, a patente mostra o dispositivo com dois formatos de funcionamento: em “modo de smartphone” com tela mais estreita e em “modo de tablet” com a tela mais larga.
Em vez de utilizar um mecanismo de dobra para realizar a mudança, a própria tela iria se enrolar até a traseira do smartphone e permanecer oculta, sendo utilizada apenas quando for necessário.
Imagens mostram o sistema de deslize da tela, com uma região na parte superior e na parte inferior do corpo do smartphone para realizar os movimentos de expansão e retração do painel.
Também vemos detalhes do corpo como os furos de alto-falante na região superior esquerda do corpo, conector USB-C na parte superior direita, próximo à região da câmera frontal, além de botões de volume e energia na lateral.
Na tampa traseira também vemos um conjunto de câmeras sem preocupação com design, uma vez que esta é uma patente para detalhar seu formato, não seu design final.
Projetos de celulares enroláveis (ou esticáveis) já foram exibidos ao público. A Oppo (marca “irmã” da Vivo, já que ambas são controladas pela BBK Electronics) apresentou há mais de um ano o Oppo X 2021, protótipo funcional e não voltado ao público. A LG estava prestes a apresentar sua versão própria, mas a saída da marca do mercado de telefonia móvel enterrou de vez o projeto.
Não existem detalhes a respeito da previsão de lançamento do dispositivo com tela enrolável da Vivo, mas novidades devem surgir muito em breve a medida que seu desenvolvimento avance.