Para levar as comemorações do Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26 de abril) para diferentes estados do Brasil, as unidades regionais do INPI estão mobilizadas para desenvolver atividades ao longo de todo este mês, contando com a parceria de governos estaduais, universidades e outros agentes do sistema de inovação. As iniciativas se somam às atividades programadas no Rio de Janeiro. Confira a programação em cada cidade.
Aracaju (Sergipe)
Com apoio da unidade local do INPI, a Universidade Federal de Sergipe realizará, no dia 26 de abril, às 14h, as mesas redondas “Ciência da Propriedade Intelectual: ponto de vista do egresso” e “Perspectivas da PI no Brasil”.
Caxias do Sul, Passo Fundo e Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul)
O INPI, a Universidade de Caxias do Sul e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) se juntam para promover o Fórum de Proteção do Conhecimento em Diferentes Modelos de Negócio, no dia 25 de abril, em Caxias do Sul. Veja mais informações e como se inscrever.
No dia 5 de maio, o workshop “Propriedade Industrial com ênfase na área de química” será realizado em Santa Cruz do Sul por meio da parceria entre o INPI e a Unisc. Inscrições até 1º de maio pelo e-mail [email protected], informando nome completo e área de formação.
Em 8 e 9 de maio, será realizado em Passo Fundo o V Congresso Internacional de Propriedade Intelectual, Gestão da Inovação e Desenvolvimento, organizado pela Imed, com apoio do INPI, Fiergs, Senai e Rede Gaúcha de Propriedade Industrial. Inscrições até 06 de maio na página imed.edu.br.
Curitiba e Maringá (Paraná)
Em parceria com a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), o INPI em Curitiba realizará o bate-papo “Propriedade intelectual e as estratégias de inovação no estado do Paraná”, no dia 26 de abril, das 9h às 12h. As inscrições estão abertas.
O Núcleo de Inovação Tecnológica da Universidade Estadual de Maringá oferecerá, juntamente com o INPI, uma série de palestras e workshops entre os dias 2 e 4 de maio. A dúvida comum entre publicar artigos acadêmicos ou patentear, relação da PI com meio ambiente e informação tecnológica estarão entre os assuntos abordados.
João Pessoa (Paraíba)
O Governo do Estado da Paraíba e a Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), em parceria com o INPI, promoverão uma série de atividades das 9h às 14h do dia 26 de abril. O evento contará com uma exposição que mostrará, por meio de banners, produtos e protótipos, pedidos de patentes de instituições de pesquisa e inventores da região; registro de marcas de empresas estaduais; indicações geográficas do estado com registro concedido (algodão colorido da Paraíba e renda do Cariri); e pedidos de IG em andamento.
A programação terá ainda visita guiada para alunos de cursos técnicos e palestras sobre a atuação da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba; a parceria entre o Governo do Estado e o INPI; os projetos da Rede de Inovação da Paraíba; os reflexos econômicos da propriedade intelectual; empreendedorismo e inovação; e noções de PI.
Recife (Pernambuco)
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o INPI e o Porto Digital promoverão a Semana da Propriedade Intelectual de 25 a 27 de abril. A abertura do evento abordará conceitos básicos sobre a redação de patente no Brasil. Além disso, haverá orientação sobre como consultar e utilizar a informação tecnológica disponível nos bancos de dados de patentes.
Confira a programação e inscreva-se.
Outra atividade, a ser realizada no dia 25 de abril, às 10h, é a palestra “O uso da PI para a economia criativa”, na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
Fonte: INPI