UFRJ: projetos transformam algas marinhas em plástico e criam protótipo de carro movido a hidrogênio
Uma iniciativa desenvolvida por alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) transforma algas marinhas em matéria-prima para a confecção de um filme plástico biodegradável, que pode ser usado para confecção de embalagens PET e para ajudar a reduzir a poluição de rios e oceanos.
O produto é um dos destaques do evento IP Day, que a Agência UFRJ de Inovação preparou para comemorar o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, celebrado nesta terça-feira (26).
O protótipo de um veículo híbrido elétrico-hidrogênio também será apresentado durante o evento, que acontece das 10h às 13h, na Inovateca da Cidade Universitária, de forma gratuita e sem necessidade de inscrição. A estrutura terá como fonte de energia principal o gás hidrogênio, que é transformado em eletricidade através de um componente chamado pilha a combustível.
A programação contará com exposição de tecnologias, debates, mini-cursos, palestras, debates, balcões de atendimento e a presença dos principais agentes presentes na Propriedade Intelectual do cenário nacional. O objetivo é difundir a relação que os jovens têm com a propriedade intelectual, com a inovação e com a criatividade.
Para Kelyane Silva, Coordenadora da Agência UFRJ de Inovação, o IP Day é um evento de extrema importância para o cenário nacional, e em especial para a UFRJ.
— A propriedade intelectual está por todo o lado à nossa volta e neste dia, pretendemos aumentar a conscientização sobre a proteção de novos ativos como patentes, direitos autorais, marcas, softwares e desenhos industrial que impactam o nosso dia a dia. Além disso, este evento visa a celebrar a criatividade e a contribuição de criadores e inventores alocados na nossa cidade universitária e em todo país — afirma Kelyane.
Após o divórcio, a tortura: mulheres têm de dividir a guarda dos filhos com agressores
Celebrado anualmente no dia 26 de abril, o Dia Mundial da Propriedade Intelectual foi estabelecido pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) em 2000 para conscientizar sobre como patentes, direitos autorais, marcas e desenhos impactam a vida diária.
O IP Day UFRJ foi organizado pela Agência UFRJ de Inovação, pelo Parque Tecnológico da UFRJ e pelo Sistema Inova UFRJ, em parceria com a World Intellectual Property Organization (WIPO), do United States Patent and Trademark Office, e com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
Fonte e Foto: FolhaPE