Tesla faz acordo com engenheiro acusado de roubar código da tecnologia de piloto automático

Engenheiro Cao Guangzhi admite pegar o código, mas afirma não ter trocado os segredos da Tesla com a rival chinesa XMotors

Tesla, empresa norte-americana do ramo automobilístico e especializada em carros elétricos de alto desempenho, fechou acordo com o ex-engenheiro Cao Guangzhi, acusado de roubar o código fonte da tecnologia de piloto automático, implementada nos carros da empresa. Após 2 anos de batalha judicial, o engenheiro fechou um acordo e deve pagar uma quantia não declarada para a empresa.

Cao, afirmou durante processo que o código nunca foi utilizado de forma ilícita. A batalha judicial começou em 2019, na época a empresa de Elon Musk processou o engenheiro, após começar a trabalhar na XMotors, rival chinesa da Tesla no mercado de carros elétricos, com sede nos Estados Unidos. Tesla o acusou de divulgar os segredos da empresa, aqui entende-se que ele teria divulgado o código fonte do software de assistência de direção. No processo, a empresa declarou que o software era a: “Joia da coroa da propriedade intelectual da Tesla.

O engenheiro admitiu ter feito upload de múltiplos arquivos compactados contendo o código fonte para sua conta no iCloud, em 2018. No entanto, durante o decorrer do processo, insistiu em nunca ter utilizado o código ao começar a trabalhar na XMotors.

A empresa XMotors, afirmou respeitar a propriedade intelectual de outras empresas e anunciou que o engenheiro não trabalha mais para a empresa. Independente das intenções de Cao Guangzhi, não é indicado fazer o upload de informações sigilosas para contas pessoais, principalmente quando tal atitude pode caracterizar roubo de informação confidencial. Os termos do acordo não foram divulgados, portanto não há como saber com exatidão qual valor o engenheiro deve pagar a Tesla.

Deixando de lado a rival chinesa, parece que além da XMotors a Tesla também ganhou nova rival, dessa vez na Índia. A empresa Ola Electric Mobility, sediada em Bangalore, está abrindo uma fábrica de scooters elétricas, o principal veículo de locomoção no país.

De acordo com o CEO, Bhavish Aggarwal, o plano é começar pelas scooters, depois motos e então fabricar carros elétricos. “Nossa ambição é ter um grande impacto nos veículos elétricos. A única maneira de criar esse impacto na eletrificação é trabalhar em grande escala”, disse o CEO.Via: The Verge


Fonte: MundoConectado | Clipping: LDSOFT
Foto: MundoConectado


Últimas notícias

  • Advogado lendo documentos sobre o direito autoral de imagem

    Direito autoral de imagem: a segurança jurídica de suas criações

  • Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

    Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

  • AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

    AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

  • INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

    INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

  • Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

    Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

  • Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

    Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

  • Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

    Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

  • China lidera patentes sobre IA generativa

    China lidera patentes sobre IA generativa

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar