Engenheiro Cao Guangzhi admite pegar o código, mas afirma não ter trocado os segredos da Tesla com a rival chinesa XMotors
A Tesla, empresa norte-americana do ramo automobilístico e especializada em carros elétricos de alto desempenho, fechou acordo com o ex-engenheiro Cao Guangzhi, acusado de roubar o código fonte da tecnologia de piloto automático, implementada nos carros da empresa. Após 2 anos de batalha judicial, o engenheiro fechou um acordo e deve pagar uma quantia não declarada para a empresa.
Cao, afirmou durante processo que o código nunca foi utilizado de forma ilícita. A batalha judicial começou em 2019, na época a empresa de Elon Musk processou o engenheiro, após começar a trabalhar na XMotors, rival chinesa da Tesla no mercado de carros elétricos, com sede nos Estados Unidos. A Tesla o acusou de divulgar os segredos da empresa, aqui entende-se que ele teria divulgado o código fonte do software de assistência de direção. No processo, a empresa declarou que o software era a: “Joia da coroa da propriedade intelectual da Tesla“.
O engenheiro admitiu ter feito upload de múltiplos arquivos compactados contendo o código fonte para sua conta no iCloud, em 2018. No entanto, durante o decorrer do processo, insistiu em nunca ter utilizado o código ao começar a trabalhar na XMotors.
A empresa XMotors, afirmou respeitar a propriedade intelectual de outras empresas e anunciou que o engenheiro não trabalha mais para a empresa. Independente das intenções de Cao Guangzhi, não é indicado fazer o upload de informações sigilosas para contas pessoais, principalmente quando tal atitude pode caracterizar roubo de informação confidencial. Os termos do acordo não foram divulgados, portanto não há como saber com exatidão qual valor o engenheiro deve pagar a Tesla.
Deixando de lado a rival chinesa, parece que além da XMotors a Tesla também ganhou nova rival, dessa vez na Índia. A empresa Ola Electric Mobility, sediada em Bangalore, está abrindo uma fábrica de scooters elétricas, o principal veículo de locomoção no país.
De acordo com o CEO, Bhavish Aggarwal, o plano é começar pelas scooters, depois motos e então fabricar carros elétricos. “Nossa ambição é ter um grande impacto nos veículos elétricos. A única maneira de criar esse impacto na eletrificação é trabalhar em grande escala”, disse o CEO.Via: The Verge
Fonte: MundoConectado | Clipping: LDSOFT
Foto: MundoConectado