A Siemens, uma das maiores empresas de capital aberto da Alemanha, informou nesta terça-feira (14) que emitiu o seu primeiro título digital em blockchain. A empresa utilizou a rede Polygon para o lançamento do título de 60 milhões de euros (R$ 333 milhões) com vencimento de um ano. A emissão foi organizada pelo banco local Hauck Aufhäuser Lampe Privatbank, que atuou como registrador de títulos.
Conforme destacou a Siemens em um comunicado, a emissão do título em blockchain oferece uma série de benefícios em comparação com os processos anteriores. Por exemplo, torna desnecessários os certificados globais baseados em papel e a compensação central. Além disso, é possível vender o título direto para os investidores sem a necessidade de um banco para atuar como intermediário.
“A Siemens apoia a transformação digital de seus clientes com grande sucesso. Portanto, é lógico que também testemos e utilizemos as soluções digitais mais recentes em finanças. Nós temos orgulho de ser uma das primeiras empresas alemãs a emitir com sucesso um título baseado em blockchain. Isso torna a Siemens pioneira no desenvolvimento contínuo de soluções digitais para os mercados de capitais e de valores mobiliários”, disse Ralf P. Thomas, diretor financeiro da Siemens AG.
Título em blockchain
A Alemanha permite a emissão de títulos digitais em blockchain desde junho de 2021, quando entrou em vigor a Lei de Valores Mobiliários Eletrônicos. A Siemens disse ter usado as novas possibilidades da Lei para vender os títulos direto para os investidores sem envolver uma entidade central de valores mobiliários.
Segundo a Siemens, os pagamentos foram feitos por meios tradicionais, porque o euro digital – que está em estudo – ainda não estava disponível. A transação levou dois dias, disse a empresa.
“Ao nos afastarmos do papel e nos aproximarmos de blockchains públicas para a emissão de títulos, podemos executar transações de forma mais rápida e eficiente do que na emissão de títulos no passado”, disse Peter Rathgeb, tesoureiro da Siemens AG.
Siemens e blockchain
A emissão do título em blockchain não é a primeira incursão da Siemens nesse universo. Afinal, em dezembro de 2021 a empresa firmou uma parceria com o JPMorgan Chase para desenvolver um sistema de blockchain para pagamentos.
Conforme noticiou o CriptoFácil, a Siemens disse na época que a automação aprimorada via blockchain era necessária para processar o número crescente de transações devido ao aumento da popularidade dos modelos de pagamentos. A empresa com sede em Munique usa o sistema para transferir dinheiro de forma automática entre as suas próprias contas.
Fonte: CriptoFácil