O último dia da Semana da Inovação, realizada em Florianópolis (SC), abriu com as sessões coordenadas de apresentação de trabalhos e pôsteres do IX Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid). Em paralelo, aconteceu o Simpósio Internacional das Academias de Propriedade Intelectual da América Latina e Caribe, onde o presidente do INPI, Luiz Pimentel, propôs a criação de um Mestrado regional em PI.
Na parte da tarde, os especialistas debateram sobre inovação aberta na indústria de alimentos, novo marco legal da inovação e o acesso à biodiversidade. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação (MCTIC), Álvaro Prata, palestrou na conferência “Política de Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil”.
O Enapid reuniu especialistas do Brasil e do exterior que discutiram como promover a inovação de base tecnológica por meio da propriedade intelectual (PI) e da transferência de tecnologia no Brasil.
Como parte da Semana da Inovação, também foram realizados o VI ProspeCT&I; o III Congresso Internacional: Inovação Aberta na Indústria de Alimentos e Bebidas; o IV Congresso Internacional de Energia: Eficiência Energética, Sistema de Inovação Climática e Desenvolvimento Sustentável; o Congresso Internacional: Pesquisa & Desenvolvimento; além do Simpósio Internacional das Academias de Propriedade Intelectual da América Latina e Caribe.
Confira o depoimento de Álvaro Prata sobre a política nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Saiba tudo o que aconteceu no evento em www.inpi.gov.br/enapid2016.
Veja todos os vídeos sobre o evento no canal do INPI no Youtube e no canal Mais Ciência.