Selo usa tecnologia blockchain para verificar contas falsas no Instagram

Authenticator tem funcionamento semelhante ao de um NFT, mas não pode ser transferido entre usuários.

A Mobiup, uma startup de transformação digital, anunciou o desenvolvimento de uma ferramenta que busca facilitar o processo de verificação de contas no Instagram. Para isso, ela integrou a tecnologia blockchain ao projeto buscando identificar com mais precisão os perfis falsos que se proliferaram pela rede social.

Batizado de Authenticator, a ferramenta mistura contratos inteligentes e a tecnologia por trás dos tokens não-fungíveis (NFTs, na sigla em inglês) para realizar a verificação. Entretanto, o selo é diferente desses criptoativos, já que ele é intransferível uma vez que seja adquirido por um usuário.

Uma vez que o perfil seja verificado, ele recebe um selo azul que ficará público em seu perfil, mas sinalizado como um colecionável digital integrado a um blockchain. A verificação da conta precisa ser solicitada pelo próprio usuário, que também precisará enviar seus dados para o Authenticator comprovando a veracidade.

“O Authenticator é uma iniciativa que pretende dificultar ao máximo a vida do fraudador. Esse é um problema que existe não só com criadores de conteúdo, mas com hotéis, restaurantes, artistas e até mesmo pessoas comuns”, observa Rodrigo Caggiano, diretor de produto da Mobiup.

O selo criado pela empresa é um SoulBond NFT que ficará gravado em um blockchain e será enviado para a carteira digital do usuário. A exibição no perfil só ocorrerá após a carteira ser integrada à conta na rede social. Cada selo conta também com uma URL própria que pode ser verificada no site do Authenticator.

“Queremos fazer um produto genuinamente Web3, fazer um movimento onde a comunidade dos verificados impulsionam cada vez mais o produto para mostrar pro mainstream o poder das soluções em blockchain e mostrar para a sociedade que NFTs não são figurinhas que vão deixar o usuário rico do dia para noite”, pontua Caggiano.

Segundo a empresa, há mais de 500 pessoas na fila de espera para receber o selo de autenticação. O influenciador digital Caio Vicentino já recebeu o selo, e afirma que “ter uma maneira de provar que eu sou realmente quem falo ser é uma forma de ajudar e muito nessa luta [contra golpes]”.

A ideia da empresa é que o serviço aliado à tecnologia blockchain seja disponibilizado para qualquer tipo de conta, de empresas a criadores de conteúdo e artistas. O Instagram permitiu em 2022 a integração entre carteiras digitais e contas na rede social, possibilitando iniciativas como a da Mobiup.

Fonte: Exame Imagem: BLN Contabilidade


Últimas notícias

  • Advogado lendo documentos sobre o direito autoral de imagem

    Direito autoral de imagem: a segurança jurídica de suas criações

  • Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

    Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

  • AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

    AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

  • INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

    INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

  • Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

    Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

  • Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

    Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

  • Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

    Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

  • China lidera patentes sobre IA generativa

    China lidera patentes sobre IA generativa

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar