Projeto é um dos nove selecionados pelo Banco Central para mostrar possíveis utilidades para o real digital.
Enfrentar fila no Detran para alterar a propriedade de um carro ou moto pode virar coisa do passado com a chegada do real digital. Após o lançamento da nova versão da moeda brasileira, atualmente em desenvolvimento pelo Banco Central, a aquisição de veículos com troca de titularidade poderá ser efetuada instantaneamente, deixando de lado a conhecida morosidade no sistema de registros de automóveis no Brasil.
Testada pelo banco Santander, em parceria com a Parfin, a solução que permitirá que isso se torne realidade utiliza contratos inteligentes, programas de computador que agem segundo regras pré-estabelecidas e que rodam em blockchain, a tecnologia de redes de dados incorruptíveis que surgiu com o Bitcoin (BTC).
O projeto surgiu no âmbito do LIFT (Laboratório de Inovações Financeiras Tecnológicas), um programa do BC que visa criar casos de uso do real digital, dando cara para possíveis utilidades da nova versão da moeda. Os trabalhos do laboratório começaram em setembro de 2022 e vão até fevereiro de 2023. Um piloto do real digital, junto com pelo menos um dos nove projetos do LIFT, tem lançamento previsto para o segundo semestre do ano que vem. A versão final da moeda digital está prevista para chegar em 2024.
Fonte: Infomoney Imagem: Yahoo Finanças