Os sensores capazes de realizar o reconhecimento facial, de íris e de impressão digital são um grande avanço para os smartphones. No entanto, algumas fabricantes pretendem dar um passo adiante em seus sistemas de autenticação. Uma patente da Samsung indica que a empresa planeja identificar seus usuários por meio da pressão sanguínea.
De acordo com o site Galaxy Club , que acompanha notícias da Samsung, a identificação poderia ser feita pelo dedo em smartphones ou pelo pulso e relógios inteligentes. A patente registrada em 2016 nos Estados Unidos indica que o reconhecimento pela pressão sanguínea é possível pois “os caminhos de condução arterial de diferentes usuários quase nunca são idênticos”.Os dispositivos conseguiriam coletar dados sobre a pressão sanguínea e fazer a identificação por meio de padrões únicos para cada usuários. Segundo o site SamMobile , se o sensor funcionar de forma segura e confiável, os relógios inteligentes serão os principais beneficiados. Compatíveis com sistemas como o Samsung Pay , os aparelhos não precisariam exigir nenhuma etapa adicional para autenticar uma compra.
Em smartphones, o sistema poderia ser uma alternativa mais simples para os leitores de impressão digital. Vale lembrar que apesar de ter sido registrada, a patente não garante que a solução seja realmente liberada aos usuários. Isso porque questões técnicas e financeiras podem influenciar as decisões da Samsung.
Fonte: Tecnologia – iG