Rio de Janeiro ganhou nesta quinta-feira (24) um novo espaço voltado para o incentivo ao empreendedorismo e à inovação: o Oito vai atuar no desenvolvimento de novas empresas (startups), na aceleração de startups mais maduras e na pesquisa de desenvolvimento da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês).
O Oito funciona no prédio que abrigava o Oi Futuro, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, e terá espaço para que os novos empreendedores trabalhem conjuntamente (coworking), com apoio nas áreas gerencial, jurídica, financeira e de comunicação. A coordenação técnica do projeto ficará a cargo do Gênesis, instituto de empreendedorismo da PUC-Rio.
Segundo o diretor financeiro da Oi, Carlos Brandão, a ideia principal é que o Oito seja um espaço para integrar inovação e colaboração. Entre as áreas de interesse a serem incentivadas, estão soluções para a internet das coisas, serviços de saúde e de educação, publicidade digital, soluções de eficiência e produtividade e projetos voltados para a informatização de centros urbanos (smart cities).
Empreendedores interessados em apresentar projetos devem se cadastrar no site do Oito até 15 de outubro. Os projetos selecionados receberão, a partir do início de 2018, aporte financeiro de até R$ 150 mil, capacitação em negócios, espaço de trabalho e mentoria de executivos da Oi e de empresas parceiras, que inclui pesos-pesados do setor de tecnologia como Nokia, IBM e Oracle.
Para a seleção de um projeto, a equipe do Oito levará em conta aspectos como o grau de inovação tecnológica, o potencial de mercado, a qualificação da equipe envolvida e o estágio de desenvolvimento da ideia.
Fonte: G1