Retomados processos de Indicação Geográfica

Depois da Vales da Uva Goethe, em 2012, e da banana da região de Corupá, em 2018, Santa Catarina prepara-se para viver a era das Indicações Geográficas (IG). São oito processos em andamento aguardando a obtenção do registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ou em fase de finalização do processo. Todos têm a coordenação do Sebrae-SC em parceria com vários órgãos, dependendo da natureza do produto.

Depois da Vales da Uva Goethe, em 2012, e da banana da região de Corupá, em 2018, Santa Catarina prepara-se para viver a era das Indicações Geográficas (IG). São oito processos em andamento aguardando a obtenção do registro junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) ou em fase de finalização do processo. Todos têm a coordenação do Sebrae-SC em parceria com vários órgãos, dependendo da natureza do produto.

Dos oito, três têm a Serra Catarinense como cenário. “No início da retomada do Programa Sebrae de Indicações Geográficas o foco foi a Serra Catarinense, que possui uma série de produtos gastronômicos famosos. O mel de melato de bracatinga, a maçã Fuji e os vinhos de altitude foram os principais identificados na época”, recorda Alan David Claumann, coordenador para projetos de IG da instituição. Os três processos contam com a parceria da Epagri, e ainda da Embrapa no caso do vinho.

Tesouro desconhecido

Importante fonte de minerais e de vitamina C, que agem como antioxidante e anti-inflamatório, o mel de melato de bracatinga é um tesouro ainda pouco conhecido dos brasileiros. Felizmente, essa espécie de anonimato, em contraste com o sucesso conquistado pelo produto no mercado internacional, principalmente na Alemanha, tem os dias contatos.

Tudo porque o mel de melato está a um passo de receber o registro de IG, que agregará valor à produção local, atestando aos consumidores as características especiais do produto tanto no que se refere aos aspectos geográficos e de clima quanto às questões referentes ao cultivo e ao manejo.

Exclusivo do Planalto Sul Brasileiro, esse mel é produzido por meio da associação de um inseto e de uma árvore nativa com a participação, em sua etapa final, das abelhas. Ou seja, presente no tronco e nos galhos da bracatinga, enquanto se alimenta da seiva, a cochonilha excreta uma substância conhecida como melato. O melato é levado pelas abelhas às colmeias, como ocorre com o pólen das plantas, e lá transforma-se em mel de melato de bracatinga.

Os bracatingais nativos, onde a parceria bracatinga-cochonilha-abelha ocorre estão situados no Planalto Sul Brasileiro, a uma altitude superior a 700 metros. Na área postulante à IG são 121 municípios. Do total, 102 estão em Santa Catarina – 45,3% do território estadual – enquanto no Paraná e no Rio Grande do Sul o número fica em 11 e nove municípios respectivamente.

Na opinião do consultor técnico do Sebrae-SC para projetos de IG Rogério Ern, ao incentivar a organização da cadeia produtiva e o turismo na região, a IG vai muito além do reconhecimento do produto. “A economia da região se fortalece muito”, garante.

Processos de IG em andamento

  • Ostras de Florianópolis
  • Camarão de Laguna
  • Linguiça de Blumenau
  • Cachaça de Luiz Alves
  • Banana de Luiz Alves

Fonte clmais.com.br


Últimas notícias

  • Advogado lendo documentos sobre o direito autoral de imagem

    Direito autoral de imagem: a segurança jurídica de suas criações

  • Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

    Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

  • AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

    AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

  • INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

    INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

  • Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

    Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

  • Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

    Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

  • Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

    Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

  • China lidera patentes sobre IA generativa

    China lidera patentes sobre IA generativa

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar