Aconteceu, no dia 20 de setembro, uma homenagem póstuma ao professor titular José Maria Soares Barata, docente sênior do Departamento de Epidemiologia da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, falecido no dia 5 deste mês. Após a cerimônia, realizada na Sala Paula Souza da FSP, colegas, amigos e familiares plantaram uma árvore nos jardins da faculdade como tributo ao professor.
No final de 2015, o Grupo de Phlebotominae da FSP prestou uma outra homenagem muito significativa ao professor Barata, descrevendo uma nova espécie de flebotomíneo sob o nome Psathyromyia baratai, em referência a seu nome. Os responsáveis pela homenagem foram os pesquisadores Eunice Aparecida Bianchi Galati, Andrey José de Andrade e Priscila Bassan Sábio.
De acordo com os pesquisadores, a descoberta da nova espécie começou em 2012, quando o grupo reparou que um espécime registrado como sendo da espécie Psathyromyia shannoni era idêntico a outro espécime, registrado como sendo da espécie Psathyromyia abonnenci, o que os levou à conclusão de que ambos pertenciam a uma outra espécie.
Posteriormente, enquanto analisavam mais espécimes encontrados em outras regiões do Brasil, os pesquisadores observaram que estes eram registrados sob espécies divergentes, o que reforçava a teoria de que se tratava de uma espécie desconhecida pela ciência. A única missão que restava para resolver a dúvida dos pesquisadores era comparar os espécimes ao holótipo (indivíduo usado na descrição original) de Psathyromyia microcephala.
Após muita procura, o grupo encontrou o holótipo e pôde confirmar que os espécimes de fato diferiam. A nova espécie foi então batizada de Psathyromyia baratai. Ao receber a notícia através dos pesquisadores em dezembro de 2015, José Maria Soares Barata respondeu:
Querida Eunice e queridos amigos Priscila e Andrey, muito obrigado mesmo pela homenagem. Não sei se vocês sabem, mas para mim esta é a maior homenagem que alguém pode receber! Nem um título, Doutorado, Professor Titular, Professor Emérito, Placas de Bronze, Prata, ou outro qualquer tem o mesmo significado! Muito obrigado mesmo
Fonte: Jornal da USP