A demanda do público levou o Porta dos Fundos a investir na confecção de camisetas, com uma produção inicialmente tímida mas que, por conta da procura, se ampliou para uma parceria com a rede varejista Riachuelo firmada recentemente. A iniciativa não é a primeira do grupo em licenciamento de produtos este ano: em julho, com a Estrela, o Porta colocou no mercado um jogo de tabuleiro voltado para o público jovem.
“Entendemos que tínhamos mais do que engajamento dos fãs para os vídeos, mas para possíveis produtos a serem criados em cima dos personagens. De alguma forma, eles entram na cultura das pessoas através de bordões, frases, caras etc”, explica João Vicente de Castro, um dos sócios do grupo. A iniciativa que começou com camisetas do personagem Mario Alberto, entre outros icônicos, demonstrou que havia espaço para crescer. “Vendeu bastante e buscamos parceiros que acreditassem na gente. Encontramos a Riachuelo e fizemos esta parceria agora e está dando certo”, revela. João Vicente informa que a parceria com a Riachuelo pode ser ampliada, levando ao desenvolvimento de novos produtos ligados ao Porta. “Começamos fazendo pequeno, em geral esperamos dar certo, vemos a demanda”, fala.
Os negócios de licenciamento do grupo, que começaram timidamente em julho de 2015 e ganharam força este ano, já envolvem uma linha de mochilas, desenvolvida com a Pacific; cadernos, com a Tilibra, e produtos de festas em geral, com a Regina Festas. Sobre expectativas de crescimento e percentual de receita desta área, a assessoria de imprensa do Porta dos Fundos informa que o grupo não divulga estes números. Já em relação a restrições de produtos, João Vicente conta que, a princípio, não vê impedimentos. “Mas não faríamos nada que falasse de algo em que não acreditamos”, conclui.
Fonte: meio&mensagem