O regulador de competição do Reino Unido multou a Pfizer em 84,2 milhões de libras (US$ 106,7 milhões) por ter elevado excessivamente os preços de um medicamento para a epilepsia comprados pelo serviço Nacional de Saúde.
Em comunicado, a Autoridade de Competição e Mercados afirmou nesta quarta-feira que a Pfizer e a companhia de distribuição de medicamentos Flynn violaram leis de competição ao cobrar preços injustos pelo cápsulas de fenitoína sódica, uma droga para o tratamento de epilepsia utilizada por cerca de 48 mil pacentes no país.
O regulador multou a Flynn Pharma em US$ 6,6 milhões e ordenou que ambas as companhias reduzissem seus preços.
Uma porta-voz da Pfizer afirmou que a companhia rejeita a decião e que irá apelar da decisão. A Flynn Pharma não respondeu à reportagem.
Os preços para um pacote de 100mg do medicamento saltaram de 2,83 libras para até 67,50 libras após a Pfizer vender os direitos comerciais da droga para a Flynn Pharma em setembro de 2012. A partir de 2014, no entanto, eles recuaram até o patamar atual de 54 libras. Antes do acordo, a Pfizer vendia as cápsulas diretamente ao governo e varejistas sob o nome de Epanutin.
As autoridades afirmam que a Flynn Pharma “deliberadamente parou de utilizar o nome comercial” da droga em 2012 para elevar seus preços. No Reino Unido, os preços de drogas comercializadas sob um nome específico são negociadas entre o governo e as farmacêuticas. No entanto, medicamentos não batizados ou genéricos não têm seus preços controlados. Em geral, um medicamento genérico custa apenas a fração do medicamento de referência.Fonte: Dow Jones Newswires.
Fonte: IstoÉ