O Facebook planeja expandir o portfólio de produtos em realidade virtual e aumentada, e uma nova patente descoberta pelo Business Insider detalha os planos da empresa de criar um óculos inteligente com tecnologia da Oculus.
A empresa de Mark Zuckerberg vê na realidade virtual e aumentada um possível caminho para a computação do futuro, e acredita inclusive que isso pode ser tão grande quanto PCs e smartphones. Por isso, levar a tecnologia a uma variedade maior de produtos é visto como fundamental dentro da empresa, que comprou a Oculus em 2014 por US$ 2 bilhões.
Ela seria usada em óculos inteligentes que usam a tecnologia de ondas guiadas na tela para projetar luz nos olhos do usuário de maneira menos agressiva do que faz um display convencional. É uma abordagem semelhante à adotada pela Microsoft no HoloLens.
A patente não detalha possíveis funcionalidades do dispositivo – só diz que ele seria capaz de exibir imagens, vídeos e reproduzir som quando conectado a um fone de ouvido.
Mas não deve ser algo para já: o cientista-chefe da Oculus Michael Abrash já disse que a expectativa da empresa é que óculos inteligentes só comecem a substituir smartphones a partir de 2022, ou seja, ainda há um longo caminho pela frente e é difícil imaginar que um produto final seja lançado logo.