A Sony registrou recentemente uma patente que pode indicar um grande avanço no compartilhamento de energia entre dois dispositivos. De acordo com documentação registrada no cartório de marcas e patentes nos Estados Unidos, em breve seria possível carregar um smartphone ‘sugando’ a energia da bateria de outro próximo.
Para esta tecnologia funcionar seria preciso usar o NFC como base, tecnologia de comunicação que vem sendo defendida pela Sony há anos. Tudo indica que ao aproximarmos dois smartphones, seria possível passar a energia contida na bateria de um para o outro. Desta forma, se você anda com dois celulares, poderia manter ambos sempre com carga.
Mas antes que nos empolguemos demais com a patente, a pesquisa liderada por James Richard Milne, True Xiong e Charles McCoy parece ser focada em métodos de achar, selecionar e controlar pontos que possam transmitir energia sem fio.
É bom estar ciente que a tecnologia NFC é bastante limitada em termos de alcance, o que obrigaria deixar os dois smartphones praticamente grudados. Além disso, não é informado pela patente da Sony se seria possível passar uma grande quantidade de energia de um dispositivo para outro, sem falar da perda energética que deve decorrer durante o processo.
De qualquer forma, esta patente mostra o que podemos esperar de tecnologias futuras e que não devem demorar para saírem do papel. Mas é bom estar ciente que uma tecnologia de carregamento sem fio a longas distâncias ainda pode demorar um pouco para chegar aos smartphones.
Se você sofre com celular que descarrega todo o tempo, ainda será preciso andar com uma bateria no bolso ou arrumar um carregador enquanto a tecnologia da Sony não fica pronta.