A Sony aparentemente está interessada nas NFTs e tecnologia de Blockchain, conforme indica uma patente recentemente descoberta. Não apenas isso, mas também parece que isso pode estar relacionado ao programa PlayStation Stars, lançado há pouco tempo.
A patente mostra um sistema e método para rastrear ativos digitais associados a videogames. Os ativos digitais podem ser ativos digitais do jogo, como itens ou personagens do jogo. Os ‘ativos’ em questão são ativos de mídia digital que representam momentos do jogo de um videogame, como videoclipes ou imagens.
Desde que as NFTs ganharam força, a indústria dos videogames entrou em polvorosa com a possibilidade de mais uma forma de monetizar através desse recurso, embora a grande maioria dos jogadores não tenha visto com bons olhos essa novidade.
Cerca de um ano depois do boom dessa nova tecnologia, vimos o mercado de NFTs tendo uma queda vertiginosa e muitos que investiram no recurso já desistiram dessa ideia, mas parece que a Sony ainda não se deu por vencida e pode estar trabalhando em uma forma de implementar isso no PlayStation.
Em uma nova patente, a Sony descreve que “os indivíduos geralmente acham significativo possuir ou usar itens físicos exclusivos relacionados a celebridades, ou atividades respeitadas. Por exemplo, fãs do habilidoso jogador de beisebol Babe Ruth, ou do beisebol em geral, geralmente procuram comprar e possuir bolas de beisebol autografadas por Babe Ruth, bolas de beisebol acertadas por Babe Ruth em um importante jogo de beisebol, figurinhas retratando Babe Ruth e coisas do gênero.”
No caso de videogames, esses ativos podem ser usados durante o jogo, e diferentes instâncias do mesmo item no jogo são tradicionalmente fungíveis. O histórico da patente afirma que não há como rastrear, conhecer ou autenticar o histórico de um item específico do jogo. A tecnologia patenteada da Sony destina-se a rastrear esses itens do jogo além de ser uma simples linha de código.
A Sony diz que os sistemas e tecnologias descritos em seu pedido de patente podem ser usados para rastrear o ciclo de vida de ativos digitais em diferentes plataformas de hardware, incluindo aqueles “de um fabricante diferente, embora inferior” e em títulos de vários editores.
Além disso, a patente da Sony revela que o método e o sistema expandirão os recursos dos ativos digitais associados aos videogames e dos sistemas que criam e gerenciam esses ativos digitais, convertendo os ativos digitais associados aos videogames de fungíveis em não fungíveis.
Tendo em vista o recente lançamento do programa PlayStation Stars, que recompensa os jogadores com benefícios como colecionáveis digitais, não seria uma surpresa se a Sony unisse esse programa ao sistema de NFTs no futuro, embora isso não passe de uma especulação no momento.
Você acha que ainda existe chance das NFTs serem um recurso popular entre os jogadores?
Fonte: Tudo Celular Imagem: Meu playstation