A linha AirPods da Apple pode ter modelos capazes de ler ondas cerebrais no futuro. Pelo menos, é o que indica o registro de uma nova patente feito pela marca durante o mês de julho. Aparentemente, esse recurso poderia ser utilizado para vários tipos de medições de saúde por meio do aparelho.
Isso seria possível graças a pequenos eletrodos equipados aos fones de ouvido que ficariam responsáveis pela leitura de vários biosinais. De acordo com os detalhes do registro, esses componentes estariam presentes em ambos os fones e seriam configurados para a orelha do usuário. A própria Apple descreveu o recurso:
Os biosinais medidos pelo dispositivo eletrônico vestível podem incluir, mas não estão limitados a, uma eletroencefalografia (EEG). Em algumas modalidades, outros biosinais podem ser medidos, como uma eletromiografia (EMG), eletrooculografia (EOG), um eletrocardiograma ( ECG), uma resposta galvânica da pele (GSR), um pulso de volume sanguíneo (BVP), etc.
Os eletrodos poderiam ser equipados tanto no corpo todo dos AirPods, quanto somente na ponta de cada um dos fones. Além disso, o usuário poderia tocar nos dispositivos para iniciar ou finalizar a leitura das ferramentas de eletroencefalografia, bem como algum outro tipo de medição.
Seja como for, ainda não é possível afirmar quando ou se esse tipo de recurso realmente chegará aos aparelhos, já que ainda é apenas um registro de patente. Por exemplo, a empresa já chegou a registrar patentes para o fone de ouvido que teriam como foco tornar o som deles mais imersivo.
Fonte: Tudo Celular