O que são ‘Licenças Creative Commons’ e como funcionam?

Licenças Creative Commons permitem distribuição de obras protegidas por direitos autorais, mas cada tipo tem suas condições de uso; entenda.

As licenças Creative Commons são licenças públicas que permitem distribuição gratuita de obras protegidas por direitos autorais. Ou seja, os direitos continuam existindo, mas você trafega por uma área cinzenta sem quebrar leis de proteção à propriedade intelectual.

Essas licenças valem para qualquer tipo de conteúdo disponível na internet. Por exemplo, imagens, clipes de vídeo e trechos de som. Porém, você precisa ficar atento com as condições de uso de cada tipo de licença, porque uns são mais permissivos, outros nem tanto. Para te ajudar, o Olhar Digital explica abaixo como cada uma funciona:

CC0 (Domínio Público)

Esta é a casa da mãe Joana. Por meio dela, autores renunciam a qualquer direito reservado. Assim, você pode usar o conteúdo da maneira que quiser – e sem precisar dar créditos aos autores. Isso porque não há restrições sob legislação autoral ou banco de dados nesta licença. Ou seja, pode reproduzir, adaptar, criar em cima do conteúdo.

CC BY (Atribuição)

Já nesta, você precisa creditar a autoria. Feito isso, pode reproduzir, adaptar e/ou criar em cima do conteúdo à vontade. Por isso, esta é a mais flexível entre as licenças Creative Commons. É, também, a responsável por permitir uso dos conteúdos licenciados para fins comerciais.

CC BY-SA (Atribuição-CompartilhaIgual)

Por sua vez, esta licença exige créditos e licenciamento das novas criações sob termos idênticos. Ou seja, seja lá o que você fizer com o conteúdo, precisará disponibilizá-lo sob esta licença também. Assim como a anterior, está liberado distribuir, remixar, adaptar e/ou criar em cima do conteúdo à vontade – inclusive, para fins comerciais.

CC BY-ND (Atribuição-SemDerivações)

Se o conteúdo estiver sob esta licença, você só pode reproduzí-lo. Isto é, adaptações, remixes, criações em cima etc não podem rolar. Além disso, lembre-se de dar os créditos, porque, nesta licença, são obrigatórios.

CC BY-NC (Atribuição-NãoComercial)

Esta é, basicamente, a CC BY. Mas com uma condição: você não pode usar o conteúdo para fins comerciais. Fora isso, está liberado: reproduzir, adaptar e criar em cima, desde que você dê créditos ao(s) autor(es). E não precisa licenciar o que você fizer sob termos iguais.

CC BY-NC-SA (AtribuiçãoNãoComercial-CompartilhaIgual)

Por outro lado, esta é a CC BY com duas condições. Para começar, não pode usar o conteúdo para fins comerciais. Depois, precisa licenciá-lo sob os mesmos termos. E, claro, tem que creditar a autoria. Respeitando tudo isso, você pode adaptar, remixar e criar em cima do trabalho original.

CC BY-NC-ND (Atribuição-SemDerivações-SemDerivados)

Por fim, a mais restritiva entre as licenças Creative Commons, porque barra praticamente tudo. Nesta, você só pode reproduzir o conteúdo – ou seja, sem adaptações, remixes e criação em cima – com créditos e para fins não comerciais.

Fonte: Olhar Digital


Últimas notícias

  • Advogado lendo documentos sobre o direito autoral de imagem

    Direito autoral de imagem: a segurança jurídica de suas criações

  • Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

    Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

  • AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

    AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

  • INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

    INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

  • Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

    Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

  • Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

    Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

  • Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

    Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

  • China lidera patentes sobre IA generativa

    China lidera patentes sobre IA generativa

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar