Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

A Stellantis está trabalhando em um novo protótipo de volante que pode ser útil tanto para os futuros carros autônomos quanto para pessoas com deficiências (PcD). Adotando o formato de manche de avião, a peça tem uma função de aceleração e frenagem, substituindo totalmente os pedais do freio e acelerador.

As imagens do protótipo foram registradas no escritório de patentes dos Estados Unidos e divulgadas pelo site americano CarBuzz. O funcionamento dele é simples e intuitivo: para acelerar basta empurrá-lo contra o painel; para frear é necessário puxá-lo.

Nas notas das imagens, a Stellantis destaca que, além do seu fácil funcionamento, também é possível controlá-lo facilmente com apenas uma mão. Um detalhe que não está mencionado nos documentos é a adaptabilidade, tornando-o ideal para carros adaptados para pessoas com deficiências.

As imagens da patente também mostram que ele pode assumir diferentes formatos, mas sempre no estilo de manche. Esse design está sendo testado por diferentes montadoras. A Tesla, por exemplo, já até instalou um volante assim na picape Cybertruck, e a sua principal funcionalidade é poder ser retraído mais facilmente para o painel, já pensando em um futuro onde os carros serão 100% autônomos.

Outro detalhe é que o protótipo da Stellantis usa a tecnologia steer-by-wire. Basicamente, ela cria uma conexão virtual entre o volante e as rodas, dispensando a coluna de direção tradicional. Esse sistema se adapta perfeitamente ao carro autônomo e também à função de aceleração e freio.

Entretanto, existe uma questão que a montadora precisará levar em consideração, caso resolva colocar esse protótipo em prática. Durante uma frenagem, pela ação da inércia, a tendência é o motorista pressionar o volante contra o painel, o que faria o carro acelerar.

Para isso, os próprios sistemas autônomos do veículo poderiam ser a solução, inibindo a aceleração, ou freando automaticamente. A Stellantis poderia também inverter o funcionamento do volante — empurrando para frear e puxando para acelerar — assim, a própria ação da física contribuiria para parar o carro.

 

Fonte: cnnbrasil

 


Últimas notícias

  • Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

    Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

  • AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

    AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

  • INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

    INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

  • Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

    Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

  • Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

    Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

  • China lidera patentes sobre IA generativa

    China lidera patentes sobre IA generativa

  • Propriedade Intelectual: mulheres ocupam 70% das vagas em edital de mentoria do MDIC

    Propriedade Intelectual: mulheres ocupam 70% das vagas em edital de mentoria do MDIC

  • INPI alerta para a importância do registro da Propriedade Intelectual

    INPI alerta para a importância do registro da Propriedade Intelectual

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar