Outros objetos, como canecas, também seriam compatíveis
A Sony patenteou uma tecnologia que permite que jogadores transformem objetos domésticos e até mesmo frutas, como bananas, em controles PlayStation para PS4 ou PS5. Os usuários usariam uma câmera para escanear objetos para que o sistema detecte, o que seria, então, usado para funções específicas in-game.
Conforme relatado pelo GamesIndustry.Biz, uma recente patente da Sony foi registrada com a inovação, identificando que periféricos de games podem ser complicados ou caros demais para alguns usuários e argumentando que “seria desejável se um usuário pudesse usar um dispositivo barato, simples e não-eletrônico como um periférico de games”. A possível solução? Transformar objetos ao seu alcance em periféricos para games.
Enquanto o objeto for “não-luminoso” e “passivo”, a Sony sugere que pode ser usado de controle. As imagens na patente mostram uma banana e um par de laranjas como exemplos de potenciais periféricos. A patente ainda diz que um usuário poderia segurar o objeto na frente da câmera, o que interpretaria o objeto de modo a dedicar botões virtuais a ele e fazê-lo ser utilizável in-game.
A cópia também fala sobre como a tecnologia poderia gerar “uma imagem de realidade aumentada de um controle não-luminoso e passivo” e detectar mudanças na pose do objeto para se adequar os movimentos de mãos do jogador e gerar botões virtuais, com menção a um “detector de dedos”. Na imagem abaixo, você pode ver os botões X e Triângulo em uma banana, como exemplo dessa ideia em ação:
“A imagem ilustra esquematicamente um exemplo de como o objeto não-luminoso pode aparecer ao usuário quando um ou mais botões virtuais tiverem sido posicionados na visão do usuário do objeto”, diz a patente. O documento sugere que uma imagem da banana com botões virtuais poderá ser visto em um dispositivo acoplado à cabeça, uma imagem “sobreposta no topo de uma tela transparente por qual o usuário olha” ou um vídeo mostrado na mesma tela que o jogador está olhando. Quando a banana estiver mapeado, você poderá ver onde deve apertar os dedos para ativar os botões.
Outras implementações incluem usar movimento para dirigir ao utilizar duas laranjas como um volante, mudando a perspectiva com um periférico doméstico por meio de eixos gerados virtualmente e até mesmo criando um “comando de ‘pausa'” ao colocar uma xícara em cima de um pires enquanto ambos os objetos estão sendo detectados pela tecnologia.
Engenheiros caseiros já utilizaram frutas para jogar — como, por exemplo, nosso próprio e querido diretor de vídeo “Dino Raw” (veja abaixo) — mas isso é utilizando a condução elétrica da fruta para gerar comandos. Esse processo patenteado da Sony envolve o uso de outras tecnologias e realidade aumentada.