Nokia e Xiaomi anunciaram nesta quarta-feira (5) um acordo de licenciamento de patentes essenciais de celular.
Para Rajeev Suri, presidente-executivo da Nokia, o trabalho com a Xiaomi ocorrerá em um grande número de projetos estratégicos.
Também faz parte do acordo a venda de patentes da Nokia para a chinesa. A empresa finlandesa também fornecerá equipamentos para abastecer provedores de internet e banco de dados.
Em conjunto, as duas empresas trabalharão em soluções de transporte ótico entre data centers, roteamento IP e soluções de armazenamento e rede de processadores.
A Nokia que fechou acordo com a Xiaomi não é a empresa que está por trás dos celulares que levam esse nome. A empresa vendeu sua área de celulares para a Microsoft, que licenciou marcas e patentes para a HMD que ressuscitou, entre outras coisas, o clássico Nokia 3310.
Atualmente, a área de atuação da Nokia é mais concentrada na fabricação de infraestrutura da comunicação. Por isso, o acordo com a Xiaomi também prevê colaboração nesse sentido.
As duas concordaram ainda em encontrar oportunidades de internet das coisas, realidade virtual e inteligência virtual em que posso conduzir esforços conjuntos.
Fonte: G1