Na véspera do Dia Mundial da Propriedade Intelectual (26 de abril), este ano com o tema “Inovação – Melhorando Vidas”, o Museu do Amanhã inaugura a exposição temporária “Inovanças – Criações à Brasileira”, um reconhecimento à criatividade nacional.
De forma lúdica, com linguagem audiovisual e interativa, a mostra reúne 39 criações inovadoras pensadas e desenvolvidas por brasileiros que transformaram vidas pelo País e pelo mundo. Vale destacar que, na exposição, há uma parte sobre a questão das patentes e da transferência de tecnologia.
Na noite do dia 24, o presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, compareceu ao pré-lançamento da exposição para autoridades e imprensa, que contou com Ricardo Piquet, diretor geral do Museu do Amanhã; Luiz Alberto de Oliveira, curador; Leonardo Menezes, gerente de exposições; Marcos Cintra, presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); e Nilcemar Nogueira, secretária de Cultura do Município do Rio de Janeiro.
Invenções brasileiras
A maioria das invenções, que vão desde “tecnologias sociais” a tecnologias mais complexas, é novidade para o grande público. Algumas estão expostas, como os copos feitos a partir da fécula de mandioca, totalmente biodegradáveis, o tijolo de lixo, fabricado pelo reaproveitamento de detritos, ou a máquina que produz água potável a partir da condensação do ar. Outras são apresentadas pelos seus inventores em pequenos documentários, que inovam não apenas nos laboratórios das grandes universidades, mas também em aldeias indígenas e em favelas.
Personalidades como Santos Dumont, Chiquinha Gonzaga, Nise da Silveira, Joãozinho Trinta, Tia Ciata e Tarsila do Amaral, todos inovadores brasileiros, também são homenageados na exposição, que fica aberta ao público de 25/04 a 22/10/2017. Para mais informações, acesse o portal do Museu do Amanhã.
Fonte: INPI