Em uma reviravolta interessante, a Xiaomi pode ser obrigada a mudar o nome do seu futuro sistema operacional, uma vez que o MiOS pode envolver a empresa em uma disputa de patentes.
Segundo informações liberadas pelo Escritório estatal de patentes da China, a empresa já tem estudado nomes alternativos como “Xiaomi Surge” e “Xiaomi Hyper”.
Nos dois casos, os nomes podem ser usados para sistema operacional ou “programa”.
A parte mais interessante é que a marca chinesa também solicitou registro para uma das suas marcas subsidiárias e isso fica evidente pelo nome “Redmi Hyper”.
Em todos os casos, a Xiaomi ainda aguarda o “sinal verde” da autoridade chinesa para poder usar esses nomes em seus produtos ou no futuro sistema operacional.
Segundo fontes, essa mudança está sendo estudada porque o nome “MiOS” já foi registrado pela marca Ezlo.
Conhecida por focar no desenvolvimento de soluções para casa inteligente, a fabricante chegou antes da Xiaomi e ela está no direito de abrir um processo contra a chinesa para proteger o nome “MiOS”.
Por enquanto, a Xiaomi ainda não se manifesta sobre o assunto. Mesmo assim, fontes dizem que a empresa está focada em criar seu próprio sistema operacional, sendo que ele será liberado inicialmente na China.
A intenção da companhia é trabalhar da mesma forma que a Huawei e no futuro acabar se livrando do Android.
Fonte: Tudo Celular Imagem: Techenet