A Microsoft iniciou uma série de modificações no Criador de imagens do Bing, que gera ilustrações automáticas via inteligência artificial (IA) a partir de comandos de texto, para remover ou alterar a logo da Disney nos resultados.
A partir de agora, pedidos de criação de pôsteres no estilo do estúdio ou da Pixar não devem mais trazer o tradicional símbolo do estúdio ou da gigante do entretenimento em alta resolução ou com a grafia original.
No lugar, os pôsteres ou não trazem qualquer logo do estúdio ou então mostram uma versão “alternativa”, muito parecida com o símbolo da Disney ou da Pixar, mas com algum tipo de defeito proposital para entregar que aquele é um conteúdo de IA.
Esse tipo de criação virou uma febre em redes sociais, com pessoas criando pôsteres falsos de filmes que jamais seriam feitos pelo estúdio retratando a si mesmos, animais de estimação ou celebridades em situações inusitadas.
O que aconteceu com os pôsteres da Pixar em IA?
Quem tenta criar um “pôster estilo Pixar” em IA não deve perceber nenhuma alteração nos resultados gerais, que continuam trazendo criações com o mesmo estilo gráfico do estúdio de animação.
Nos testes feitos pelo TecMundo, algumas logos realmente parecem mais “borradas” ou alteradas, mas algumas ainda são bem visíveis e em alta resolução.
Segundo o Financial Times, há suspeitas de que um pedido da própria Disney tenha motivado essa mudança, já que a logo é uma marca oficial e indicaria o envolvimento da empresa com o “filme” e direitos autorais.
“Há um nível atual de variabilidade que pode devolver resultados diferentes de tempos em tempos, na medida em que continuamos refinando nossos sistemas de segurança. (…) Além disso, artistas, celebridades e organizações podem pedir uma limitação na criação de imagens associadas com seus nomes e marcas”, diz a Microsoft ao site Arstechnica.
Por algum tempo, possivelmente enquanto buscava uma solução, a Microsoft nos últimos dias chegou a bloquear a criação de ilustrações no Bing com a palavra “Disney” entre os comandos de texto, mas a plataforma voltou a liberar o termo.
Até o momento, a Disney não se manifestou de forma oficial sobre o caso.