A Tesla Tequila é um dos recentes merchandisings da montadora do bilionário Elon Musk. Originalmente chamada de “Teslaquila”, a bebida teve o antigo nome barrado por órgãos reguladores de marcas no México.
Segundo o Conselho Regulador da Tequila (CRT), a marca poderia causar confusão em relação à origem do produto. Dessa forma, ela não poderia ser registrada como uma propriedade industrial no país.
Em maio de 2018, representantes legais da montadora tentaram registrar a marca no México. Entretanto, em março de 2019, o Instituto Mexicano de Propriedade Industrial impediu o avanço do processo.
De acordo com o documento, o título era uma palavra muito próxima ao nome original da bebida. Mesmo que seja uma variação, ela pertence exclusivamente aos produtores agrícolas.
Em julho do ano passado, a montadora tentou justificar o uso do nome dizendo que “Teslaquila” é uma variante natural da Tesla com o sufixo “-quila”. Porém, em janeiro deste ano, o órgão mexicano manteve a decisão de não registrar a marca.
Então… Tesla Tequila
Após desistir de usar o antigo nome, a equipe de marketing da montadora optou por registrar a marca Tesla Tequila no México e nos EUA. Assim, com a garrafa em forma de raio, a bebida foi lançada no dia 5 de novembro de 2020 por US$ 250.
Surpreendente, o primeiro lote produzido se esgotou no mesmo dia do lançamento. Hoje, é possível encontrar garrafas vazias a venda no eBay por mais de US$ 700.
Apesar da confusão em relação ao registro de marcas, o CRT declarou ao portal norte-americano The Verge que está contente em ter Elon Musk como um representante da indústria de Tequila.
“Sem dúvida é um benefício para todos os produtores da bebida, porque ele está emprestando sua imagem de importante empreendedor e mostrando que quer cumprir as regras do setor”, comentou um representante do órgão.