INPI participa do Fórum Econômico França – Brasil para ampliar relações bilaterais.

O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, e a coordenadora de Relações Internacionais do Instituto, Rafaela Guerrante, participaram, no dia 21 de novembro, do Fórum Econômico França-Brasil, com o objetivo de ampliar as relações comerciais bilaterais. Entre os temas de destaque dos debates, podem ser citados: agronegócio; saúde e inovação; e cidades sustentáveis, infraestrutura e energias renováveis.

Estiveram presentes os ministros Marcos Pereira, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e Maurício Quintella, dos Transportes, Portos e Aviação Civil, além do secretário do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Renato Coelho Baumann das Neves, do secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), Moreira Franco, e do presidente da Apex-Brasil, Roberto Jaguaribe.

O ministro Marcos Pereira pontuou o esforço do governo para incentivar a participação dos brasileiros nas cadeias globais de valor, melhorar o ambiente de negócios, diminuir o custo Brasil e acelerar a desburocratização. Além disso, ele ressaltou o apoio à reestruturação do INPI, a redução do backlog de patentes, o Patent Prosecution Highway (PPH) com vários países, especialmente o Escritório Europeu de Patentes (EPO, na sigla em inglês), destacando o acordo entre os INPIs do Brasil e França, com foco na melhoria da gestão dos institutos, entre outros temas de cooperação.

Também participaram do evento o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Róbson Andrade, o presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugênio Gouvea Vieira, e o Presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina, Glauco Corte, além de autoridades francesas.

Durante o evento, também foi assinado memorando de entendimento entre o Brasil e a França para um programa-piloto de internacionalização de start-ups.

A parte da manhã ainda foi composta de um encontro bilateral com o Secretário de Estado para Comércio Exterior da França, Matthias Fekl, com destaque para discussão sobre comércio e investimentos bilaterais, indicações geográficas e barreiras ao comércio, e de reunião com o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, e com os representantes das federações das indústrias brasileiras, na qual o PPH foi um dos temas debatidos.

Fonte: INPI


Últimas notícias

  • Advogado lendo documentos sobre o direito autoral de imagem

    Direito autoral de imagem: a segurança jurídica de suas criações

  • Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

    Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

  • AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

    AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

  • INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

    INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

  • Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

    Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

  • Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

    Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

  • Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

    Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

  • China lidera patentes sobre IA generativa

    China lidera patentes sobre IA generativa

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar