O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, participa, nos dias 15 e 16 de dezembro, em Santiago, no Chile, de reunião do Comitê Diretivo do Projeto Consolidação da Cooperação entre Escritórios de Propriedade Industrial da América do Sul (Prosur). Esta reunião discute, entre outros temas, o futuro do projeto, com foco nas ações previstas para 2017 e na possível extensão de prazo de financiamento junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Também participaram representantes da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
O Prosur é destinado à cooperação em propriedade industrial na América do Sul, com foco na melhoria dos serviços e no apoio ao usuário. Além do Brasil, fazem parte do projeto: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
Entre os temas de destaque estavam o buscador de domínio público, que permite ao usuário verificar quais patentes caíram em domínio público em seu país e, portanto, quais tecnologias podem ser usadas, além do novo Portal do Prosur, com foco em informação útil para o usuário e nas forças da região. Estes produtos já estão em fase final de desenvolvimento.
Neste caminho de reforço à cooperação, também foram discutidos temas como a criação, na área de marcas, de um formulário regional, um buscador morfológico e um classificador de produtos e serviços.
Para saber mais sobre o Prosur, clique aqui.
Fonte: INPI