O presidente do INPI, Luiz Pimentel, participou, no dia 2 de outubro, de uma reunião sobre o Tratato de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT, na sigla em Inglês), realizada em Genebra, na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
O evento também contou com a participação do diretor-geral da OMPI, Francis Gurry, além de outros dirigentes da OMPI e representantes de 13 países ou regiões (Austrália, Brasil, Canadá, China, Dinamarca, França, Alemanha, Índia, Japão, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos e Escritório Europeu de Patentes – EPO).
O PCT é um sistema internacional que permite a realização dos pedidos de patentes em até 150 países (número atual de membros do sistema). Com alta constante nos últimos anos, o sistema PCT chegou a 218 mil pedidos em 2015. Os país que integram o sistema (incluindo o Brasil) representam 95% do PIB mundial e 87% da população global.
Durante a reunião, foram discutidos temas como: aspectos legais do PCT; Tecnologia da Informação no sistema; valores das taxas, incluindo a discussão sobre um possível desconto para universidades e instituições públicas de pesquisa; e qualidade dos exames.
Fonte: INPI