Está sendo realizada, entre os dias 3 e 11 de outubro, a 56ª Assembleia-Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), em Genebra, na Suíça. O INPI está representado pelo seu presidente, Luiz Pimentel, pela coordenadora-geral de Marcas, Leila Campos, pela coordenadora-geral de Assuntos Internacionais, Rafaela Guerrante, e sua substituta, Iloana Rocha.
Durante o evento, os representantes do INPI terão uma agenda extensa, incluindo a realização de conversas com 10 países para ampliar a cooperação, além de discussões sobre o aprimoramento do sistema global de Propriedade Intelectual, as ações de ensino e pesquisa por meio das Academia de PI, e colaboração entre os países da América Latina.
Mensagem do diretor-geral
Durante a abertura do evento, o diretor-geral da OMPI, Francis Gurry, destacou a importância do debate sobre a propriedade intelectual devido à sua complexidade num mundo com desenvolvimento acelerado e focado no valor dos ativos intelectuais.
Tratado de Marraqueche
Gurry também ressaltou a entrada em vigor do Tratado de Marraqueche. O objetivo do tratado é facilitar o acesso de pessoas com deficiência visual a obras publicadas. A proposta foi do Brasil, em parceria com Equador e Paraguai. No dia 5 de outubro, na OMPI, a primeira Assembleia das Partes do Tratado será presidida pelo ministro da Cultura, Marcelo Calero.
Fonte: INPI