O INPI está trabalhando para apoiar o desenvolvimento da região amazônica e, por isso, participa do programa Inova Amazônia, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o qual o Instituto possui acordo de cooperação técnica (ACT).
No dia 6 de novembro, o INPI realizou três oficinas on-line simultâneas, ministradas pelas unidades regionais de Pernambuco/Bahia, Minas Gerais e Goiás, para um grupo de 260 startups que participarão do Programa.
As oficinas dão um panorama sobre os ativos de propriedade industrial e o funcionamento do Programa de Mentoria do INPI. O Instituto ainda disponibilizará 68 vagas para mentorias na primeira etapa do Inova Amazônia.
Inova Amazônia
O programa do Sebrae tem como objetivo gerar novos negócios, agregar valor às empresas existentes e fortalecer o ecossistema de bioeconomia amazônico, por meio da inovação, da sustentabilidade e da conexão entre empreendedores da região e empreendedores de outras localidades.
Ele foi concebido em módulos independentes e objetivos diferentes, definidos por maturidade empresarial do público-alvo.
O primeiro módulo do Inova Amazônia é voltado para potenciais empreendedores, empresários e pesquisadores que ainda não tiraram a ideia do papel e precisam definir o modelo de negócio e validar seu produto para então se lançar ao mercado. Para tanto, receberão capacitação e mentoria, além da indução à formação de redes de contato para o desenvolvimento do negócio.
O segundo módulo é focado em tracionar negócios, sendo selecionados apenas negócios formalizados e em operação. O objetivo é fortalecer a operação, induzir o ganho de mercado (tração) e prepará-los para escalabilidade, inclusive no âmbito internacional.
Saiba mais sobre o programa Inova Amazônia.
Fonte: INPI Imagem: Política Macuxi