O Governo Federal anunciou nesta segunda-feira, dia 03 de abril, a criação do Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis), para promover articulação governamental e formular medidas que fortaleçam a produção e a inovação na área da Saúde no Brasil. O INPI, que participou da cerimônia, é um dos integrantes do Grupo.
O segmento da Saúde é um setor estratégico para o crescimento do complexo industrial do Brasil. É uma indústria de alta intensidade tecnológica – quase o triplo da média da indústria nacional. No entanto, embora responda por 10% do PIB, a Saúde possui déficit comercial crescente e atingiu recorde de US$ 20 bilhões em importações. Essa fragilidade ficou ainda mais evidente durante a pandemia de Covid-19. A maior autonomia do Brasil é fundamental para reduzir a vulnerabilidade do SUS e assegurar o acesso universal à saúde.
Nesse contexto, a criação do Geceis é parte de um amplo programa de investimentos voltados à inovação e ao desenvolvimento regional, com o intuito de viabilizar a expansão da produção nacional. A principal diretriz é aliar o crescimento econômico às demandas da saúde pública e questões sociais do País.
Participam do Geceis 20 órgãos públicos sob a coordenação dos ministérios da Saúde (MS) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Voltam a integrar o grupo representantes da sociedade científica, sociedade civil, gestores do SUS, sindicatos, além de empresários.
Além da coordenação conjunta com o MS, o MDIC tem papel estratégico no Geceis por sua relação com três instrumentos essenciais de política industrial e de inovação tecnológica: metrologia e normalização, propriedade intelectual – especialmente importante nessa indústria, que depende de patentes – e financiamento. Além disso, como coordenador da política industrial do governo como um todo, também contribuirá na articulação com os setores e suas cadeias produtivas diversificadas.