INPI e Sebrae lançam Catálogo de IGs em seminário internacional. Veja a cobertura completa do evento.
O INPI e o Sebrae lançaram o quinto Catálogo de Indicações Geográficas Brasileiras. A publicação, que incluiu 10 novas Indicações Geográficas (IGs) nesta edição, conta a história das regiões demarcadas, das tradições locais e dos produtos associados ao registro. O lançamento foi realizado em 2 de setembro, último dia do II Seminário Internacional de IGs e Marcas Coletivas, em Florianópolis.
O fechamento do evento foi dedicado à apresentação das experiências dos produtores. Um dos casos mostrados foi o dos coloridos bordados tenangos, produzidos por 300 homens e mulheres de Hidalgo, no México, que estão em busca do registro de IG.
A história do registro de IG da goiaba de Carlópolis, no Paraná, também foi contada. A fruta foi desenvolvida por um produtor local, em 1974, e ficou conhecida como “goiaba sem bicho”, o que se deve à técnica de ensacamento para evitar pragas, dispensando assim a aplicação de agrotóxicos.
No caso de Vales da Uva Goethe, em Santa Catarina, a IG ajudou a aumentar a venda dos vinhos em 20% e estimular o turismo local.
Veja a cobertura completa do II Seminário Internacional de IGs e Marcas Coletivas:
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