O presidente do INPI, Luiz Otávio Pimentel, e o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte, assinaram um acordo de cooperação entre as duas instituições no dia 25 de novembro, pouco antes do encerramento do Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid).
O objetivo do acordo é desenvolver indicadores de inovação baseados em dados de propriedade industrial para subsidiar a elaboração e o acompanhamento das políticas de desenvolvimento industrial e tecnológico de Santa Catarina. Após esta etapa, o projeto pode ser ampliado para todo o Brasil.
Veja o depoimento de Glauco José Corte e Luiz Otávio Pimentel sobre a parceria.
Sidnei Rodrigues, coordenador do Observatório da Indústria da Fiesc, que integra a parceria, antecipou que o trabalho vai relacionar a matriz de exportação do estado com dados sobre a proteção local de PI. Segundo ele, o modelo poderá servir de referência para outros estados, uma vez que Santa Catarina tem, em sua matriz econômica, setores comuns à matriz econômica brasileira.
Fonte: INPI