INPI e AEB produzem relatório sobre potenciais contribuições de patentes ao programa Artemis

O INPI e a Agência Espacial Brasileira (AEB) publicaram o relatório “Pedidos de Patente de Tecnologias Relativas ao Setor Aeroespacial: Panorama do Cenário Brasileiro e Potenciais Contribuições ao Programa Artemis”. O documento é resultado de estudos conjuntos entre o INPI e a AEB sobre o setor aeroespacial e possíveis contribuições ao programa espacial brasileiro.

Dividido em duas partes, o relatório mapeia inicialmente as patentes nacionais e, depois, identifica possíveis aplicações ao programa Artemis da NASA, que o Brasil assinou em julho de 2021.

Clique aqui para acessar o relatório.

Na sua primeira parte, o relatório identifica as patentes nacionais dos últimos 10 anos que foram concedidas, como subsídios tecnológicos ao setor aeroespacial. Esses documentos demonstram a evolução de tecnologias de baixa e média maturidade como contribuições de diversas instituições nacionais, como universidades e institutos de pesquisa.

Missões espaciais de longo prazo, como é o caso do programa Artemis, vão demandar inovações inéditas para possibilitar a permanência humana no espaço em períodos mais longos. O programa Artemis tem como objetivo levar a primeira mulher à Lua até 2025, entretanto, os produtos tecnológicos e sistemas nele desenvolvidos poderão ser usados para exploração planetária, como a primeira visita humana em Marte.

Muitas das inovações que serão demandadas no programa Artemis não se relacionam diretamente a sistemas aeroespaciais típicos (lançadores, engenhos espaciais e sistemas de solo), mas a funções de sustentabilidade à vida, saúde humana e processos de exploração de recursos naturais para garantir a permanência em longo prazo. O Brasil pode colaborar com o Artemis em várias dessas frentes.

O segundo objetivo do relatório foi fazer um levantamento inicial de patentes em algumas áreas (de sustentabilidade e saúde humana) que podem contribuir com o programa Artemis. Os resultados sugerem diversas inovações que, se modificadas e adaptadas ao ambiente espacial, poderão ser utilizadas em funções-chave de muitas missões do programa.

Essa lista, entretanto, não é definitiva, uma vez que o número de patentes potenciais ainda não mapeadas é grande. Esse relatório é resultado de uma parceria que continuará com o mapeamento de outros documentos de patentes. Com isso, o INPI e a AEB demonstram o potencial de colaborações internacionais do País e abrem espaço para outras cooperações diretas em funções importantes do programa Artemis e projetos para o programa espacial brasileiro.


Fonte: GOV – Clipping: LDSOFT
Foto: Google Imagens


Últimas notícias

  • Advogado lendo documentos sobre o direito autoral de imagem

    Direito autoral de imagem: a segurança jurídica de suas criações

  • Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

    Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

  • AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

    AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

  • INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

    INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

  • Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

    Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

  • Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

    Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

  • Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

    Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

  • China lidera patentes sobre IA generativa

    China lidera patentes sobre IA generativa

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar