A coordenadora do Comitê Estratégico de Gênero, Diversidade e Inclusão (CEGDI) do INPI, Rafaela Guerrante, apresentou, no dia 31 de maio de 2023, os dados gerais do estudo sobre aspectos étnicos e de gênero no conhecimento e uso do sistema de Propriedade Intelectual no Brasil.
A apresentação do estudo, que foi conduzido em parceria com o professor Eduardo Winter, da Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI, e com o pesquisador Clemente de Ávila da Silveira, ocorreu durante a 6ª Conferência Anual de Dados e Pesquisa em PI, realizada em Quebec, no Canadá.
O estudo foi realizado com usuários dos sistemas de atendimento do INPI e participantes das ações de capacitação do Instituto. Foram obtidas, no total, 139 respostas ao questionário proposto.
A pesquisa identificou diferenças nos aspectos étnicos e de gênero, sendo até mais significativas no primeiro caso, em relação ao conhecimento e uso do sistema de PI. O estudo completo será divulgado nas próximas semanas.
Com esses dados, o INPI irá trabalhar, a partir de agora, em estudos complementares e ações de capacitação, bem como mentorias, voltadas para grupos específicos.
Confira também: Pesquisa inpi
Fonte: INPI Imagem: Marie Claire