Honda vai oferecer substituto do S2000?

O S2000 surgiu como protótipo no Salão de Tóquio de 1995 e poucos acreditavam que visse a luz do dia. Porém, o roadster desenhado por Daisuke Sawai e equipado com um motor atmosférico de 2.0 litros com 243 CV e limite nas 9 mil rpm, foi mesmo avante e conheceu duas versões, o AP1, original, e o AP2. O segundo tinha já jantes de 17 polegadas com pneus Bridgestone RE-030 e uma suspensão revista para um comportamento mais simples que no principio. Nesta série, o motor tinha 239 CV e as rotações ficavam nas 8 mil.

Aquilo que a Honda submeteu ao departamento de patente nos EUA, debaixo do número US20170043680, é um pouco diferente e vai mais ao encontro daquilo que a Honda revelou em setembro do ano passado, o Honda Project 2 & 4, equipado com o motor do Honda RC213V do campeonato Moto GP. Com este registo, depois de o já ter feito no Japão em 2015, a Honda está protegida no que toca ao inovador chassis.

O conceito consiste numa coluna central em alumínio que percorre todo o carro. O motor está alojado na traseira, atrás dos dois bancos previstos, num sub-chassis que também alberga as suspensões traseiras. Na frente, a suspensão é clássica com duplo triângulo sobreposto e amortecedores inclinados, como nos carros de competição. Com este sistema muito simples de montar, as versões de volante à direita serão mais facilmente produzidas. O chassis conta, ainda, com uns sub-chassis laterais muito rígidos que funcionam como proteção para os ocupantes. Mas os documentos de patente indicam que há outras proteções, nomeadamente, tubos telescópicos colocados à frente e atrás do habitáculo que, na eventualidade de captanço, são espoletados por uma carga pirotécnica. Estendem-se e defendem os ocupantes.

Além deste modelo mais radical e que tem por base o Honda Project 2&4 com o motor da Honda RC213V, a casa japonesa está a preparar um novo desportivo que, tal como o NSX, será desenvolvido nos EUA. É um modelo convencional, um coupé que exibe dois lugares, um amplo spoiler traseiro e um desenho muito semelhante ao do NSX.

Esta patente não surpreende, pois, a Honda apresentou em agosto de 2016 o registo do nome ZSX e uma patente para um desportivo mais pequeno que parecia um NSX à escala. Ora, a Honda revelou em Genebra o novo Civic Type R com o bloco de 2.0 litros com 320 CV, um motor que servirá que nem uma luva neste novo desportivo da Honda. Veremos se será o sucessor do S2000 ou um mini NSX cujo nome ZSX seria apropriado.

Esta patente não surpreende, pois, a Honda apresentou em agosto de 2016 o registo do nome ZSX e uma patente para um desportivo mais pequeno que parecia um NSX à escala. Ora, a Honda revelou em Genebra o novo Civic Type R com o bloco de 2.0 litros com 320 CV, um motor que servirá que nem uma luva neste novo desportivo da Honda. Veremos se será o sucessor do S2000 ou um mini NSX cujo nome ZSX seria apropriado.

 

Fonte: Automonitor


Últimas notícias

  • Advogado lendo documentos sobre o direito autoral de imagem

    Direito autoral de imagem: a segurança jurídica de suas criações

  • Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

    Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

  • AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

    AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

  • INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

    INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

  • Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

    Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

  • Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

    Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

  • Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

    Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

  • China lidera patentes sobre IA generativa

    China lidera patentes sobre IA generativa

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar