O Grupo de Estudos em Direitos Autorais e Industriais (Gedai) da UFPR lançou seu segundo boletim especial sobre a covid-19. A publicação aborda questões jurídicas relativas a tecnologia, direito, direitos autorais e propriedade intelectual. São 12 artigos tratando de temas emergentes relacionados ao novo coronavírus como desinformação nas redes sociais, propriedade intelectual aberta, uso de geolocalização e software livre no combate à doença, entre outros temas.
A publicação pode ser acessada na página do Gedai. Os trabalhos foram escritos por graduandos, mestrandos e doutorandos, e também por professores da UFPR vinculados ao grupo. Segundo os organizadores, o objetivo é condensar o conhecimento disponível e proporcionar uma base para futuras pesquisas além de oferecer uma base para a implementação de políticas públicas de combate à pandemia, preservando as garantias fundamentais e a democracia no país.
“Compartilhamos aqui discussões atualizadas, desenvolvidas dentro do grupo e em diálogo com pesquisadores parceiros, especialmente da rede de pesquisadores de Direito & Inovação de universidades de Curitiba, no contínuo esforço da produção e difusão de conhecimento de forma coletiva e construtiva em nível regional e internacional”, informam os editores.
Os artigos tratam de temas atuais, como o trabalho do professor Marcos Wachowicz, coordenador do Gedai, “A propriedade intelectual aberta como instrumento de combate à covid-19”, que aborda a importância de políticas nacionais e internacionais abertas para o compartilhamento de propriedade intelectual.
O compartilhamento de bases de dados no que vem sendo chamado de “ciência aberta” também foi tratado por um dos artigos, mostrando o avanço desta inovação no contexto da pandemia.