Transformar o resultado de pesquisas acadêmicas em produtos com potencial de mercado. Esse é o objetivo do Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime), uma iniciativa de pré-aceleração para projetos de pesquisa científica e tecnológica, desenvolvidos por pesquisadores de instituições de ensino superior públicas e privadas do Paraná. A expectativa é alcançar os cientistas apoiados por incubadoras, agências de inovação e núcleos de inovação tecnológica (NITs).
Os projetos inovadores e de base tecnológica podem ser submetidos até 1º de maio, de forma gratuita – inscrições AQUI. No total, serão selecionados 100 pesquisadores para a primeira fase do programa, sendo 20 com projetos com Patente de Invenção (PI) depositada ou concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).
Desenvolvida pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), a iniciativa conta com a parceria da Fundação Araucária de Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae/PR).
“O intuito é fomentar a inovação e a propriedade intelectual, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social paranaense”, afirma o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona. “Nesse contexto, é preciso preparar as instituições para uma nova realidade, em que ciência e tecnologia se convertam com mais facilidade em inovações com impacto positivo na vida das pessoas”.
CAPACITAÇÃO – O Prime se baseia em capacitação e qualificação de empreendedores, por meio de workshops, consultorias individuais, mentorias coletivas, elevator pitch (versão resumida do discurso de venda, utilizado por empreendedores com informações sobre mercado e descrição de produto ou serviço) e demo day (evento de apresentação de startups e negócios para o mercado, parceiros e investidores).
Entre os resultados esperados, o superintendente destaca o alinhamento de negócios para inserção no mercado pelas vias do empreendedorismo, da transferência de tecnologia, do licenciamento para produção e comercialização de tecnologias e de conexões estratégicas com diferentes atores do ecossistema.
O diretor de ciência, tecnologia e inovação da Fundação Araucária, Luiz Márcio Espinosa, destaca a possibilidade de aprendizado e desenvolvimento de novos negócios. “É uma oportunidade única para obter conhecimento sobre produtos, serviços e tecnologias desenvolvidas na academia, que possam ser transferidas para a comunidade, seguindo o processo de proteção, avaliação e análise de modelos de negócio, em benefício da sociedade”, salienta.
PROGRAMA –Na primeira etapa do Prime serão realizados quatro workshops com os seguintes temas: validação; desenvolvimento de produto; modelagem financeira; captação e pitch. Os empreendedores inscritos também contarão com uma mentoria coletiva sobre propriedade intelectual, que abordará questões jurídicas e operacionais.
A segunda fase será exclusiva para 20 empreendedores com PI depositada ou concedida pelo Inpi. Além de acesso a um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), essa etapa prevê mais quatro workshops sobre questões comerciais e jurídicas e duas consultorias individuais.
Por último, cinco finalistas participarão de mais uma consultoria e um evento com demonstração e apresentação de picht sobre os respectivos projetos. Cada um desses empreendedores será contemplado com vaga no Programa Acelera Impulse do Sebrae/PR, custeado pela instituição parceira.
MULHERES –Nesta segunda edição, o Prime contará com uma qualificação extra, com duas sessões de mentoria coletiva, exclusivas para mulheres empreendedoras. Na ocasião, convidadas especiais apresentarão cases inspiradores e conteúdos voltados à liderança e ao empreendedorismo feminino.
CONFIRA CRONOGRAMA
Programa de Propriedade Intelectual com Foco no Mercado (Prime)
Inscrições: até 1º de maio – AQUI (limitadas)
1ª fase: 11 de maio a 8 de junho
Seleção de participantes para a próxima fase: 9 a 14 de junho
Divulgação dos classificados: 15 de junho
2ª fase: 22 de junho a 31 de agosto
Seleção de finalistas: 1º a 6 de setembro
Divulgação de finalistas: 7 de setembro
Fase final: 7 a 15 de setembro
Demo Day: 21 de setembro
Fonte e Foto: AEN-PR