Sonos processa Google por supostamente utilizar sua tecnologia para controlar streaming de áudio a partir de smartphone
A Sonos está processando o Google por supostamente copiar a tecnologia de seus alto-falantes sem fio. A fabricante de sistemas de som volta a acusar a empresa de ter violado cinco patentes de áudio sem fio no Chromecast e na linha Nest – essa é a segunda vez que a Sonos busca respaldo legal contra o Google por motivos semelhantes.
De acordo com o Verge, o novo processo aborda patentes mais recentes – uma delas emitida há duas semanas (mas que englobaria tecnologia desenvolvida pela empresa desde 2011).
A Sonos afirma que a cópia é relacionada a recursos para controlar streaming de áudio por smartphones, além de equalizador automático e gerenciamento de grupos de alto-falantes.
O Google, por outro lado, nega a acusação. O porta-voz Jose Castaneda afirmou que o desenvolvimento do Chromecast e dos produtos da linha Nest foi feito de forma independente, e disse que a empresa irá se defender legalmente.
“Estávamos à frente do nosso tempo”, argumenta diretor jurídico da Sonos
Para a Sonos, o Google pode estar violando patentes intencionalmente – a fabricante acredita que a gigante da tecnologia possa estar assumindo os riscos de uma disputa legal, já que os custos seriam insignificantes perto dos lucros de vendas de dispositivos de grande sucesso, como o Chromecast.
O diretor jurídico da Sonos, Eddie Lazarus, acredita que a maioria das empresas que atuam no segmento de áudio doméstico sem fio infringe as patentes da empresa. A fabricante também reivindica patentes frente a dispositivos da Amazon. “Estávamos à frente do nosso tempo. Essas tecnologias não eram comuns quando a Sonos as projetou”, afirma Lazarus.
A acusação chega bem na época em que o Google se prepara para lançar novos produtos. A companhia deve anunciar o Chromecast com Google TV e o novo Nest Audio nesta quarta-feira (30).
Com informações: The Verge