Google é a marca mais relevante em Portugal

Google, YouTube e Olá são as três marcas mais relevantes para os portugueses, logo seguidas por Colgate e Nivea. Apenas no sexto lugar do estudo Meaningful Brands 2017 é que podemos encontrar uma insígnia portuguesa, a Compal, a que se junta a Mimosa na posição seguinte. O top 10 é completado por Nestlé, Mercedes e Danone.

De acordo com o estudo do Havas Media Group, o número de marcas relevantes para os consumidores nacionais subiu de 26% em 2015 para 37% este ano. Ainda assim, 67% das marcas analisadas poderiam desaparecer sem que a maioria das pessoas se importasse.

O Meaningful Brands 2017 indica também que as expectativas dos consumidores continuam a aumentar, já que 84% das pessoas inquiridas acha que as marcas devem melhorar a sua qualidade de vida e bem-estar. Em 2015, este indicador ficava-se pelos 80% e, em 2013, pelos 67%. Actualmente, apenas 43% acredita que as marcas estão a cumprir bem este papel.

Sobre os seus hábitos de consumo, o estudo revela que 71% dos portugueses afirma preferir comprar de empresas conhecidas por ter um propósito que não os meros lucros, face aos 50% verificados há dois anos.

Por sector, Internet & Media é o mais revelante, passando do quarto lugar conquistado em 2015 para a liderança. Seguem-se Transportes, Alimentação e Bens de Consumo. No fim do ranking, mantém-se o sector Financeiro e de Seguros.

Rui Almeida, Data & Consumer Insights director Havas Media Group, considera que o grande desafio para as marcas que se queiram tornar imprescindíveis passa por garantir um impacto no bem-estar colectivo, e não apenas pessoal. «É interessante também verificar nestes resultados que, não só os portugueses têm maiores expectativas em relação às marcas, como também a percentagem daqueles que estão dispostos a recompensá-las através da sua preferência é maior», conclui o responsável.

Fonte: Marketeer


Últimas notícias

  • Advogado lendo documentos sobre o direito autoral de imagem

    Direito autoral de imagem: a segurança jurídica de suas criações

  • Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

    Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

  • AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

    AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

  • INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

    INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

  • Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

    Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

  • Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

    Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

  • Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

    Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

  • China lidera patentes sobre IA generativa

    China lidera patentes sobre IA generativa

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar