Apesar de seu grande histórico com foco em fotografia, a Fujifilm quebra expectativas e registra uma curiosa patente de smartphone dobrável, sugerindo que a marca estaria projetando seu primeiro dispositivo da categoria com um design similar ao consolidado pela Samsung com sua linha Galaxy Z.
Relevado pelo site neerlandês LetsGoDigital, uma patente apresenta o conceito de celular dobrável da Fujifilm com uma tela externa fixa e uma tela interna dobrável que permitiria ao smartphone se transformar em um tablet compacto, semelhante ao que temos visto com a linha Galaxy Z Fold da Samsung, que chega em sua terceira geração com grandes novidades.
A patente de função não revela grandes detalhes a respeito do design, apenas o formato em borboleta/livro com corpo em dois segmentos unidos por uma grande dobradiça na vertical que permitiria abrir e fechar o dispositivo.
Um conceito do próprio LetsGoDigital baseado na patente imagina como o smartphone dobrável da Fujifilm poderia se parecer, oferecendo um design muito parecido com o Galaxy Z Fold 3 da Samsung, com exceção das grandes bordas inferiores em ambas as telas, algo que a empresa ainda precisaria polir caso tenha pretensão em lançar o dispositivo.
Não sabemos se a Fujifilm de fato pretende entrar no segmento de smartphones com um celular dobrável, mas caso a empresa esteja preparando tal projeto é possível que aposte em um preço mais acessível que o proibitivo Galaxy Z Fold 3, abocanhando o interesse de quem busca um dobrável mas não pode bancar o alto custo de US$ 1.799 (quase R$ 9.500) sugerido pela Samsung.
Ainda assim, vale lembrar que patentes costumam representar — na grande maioria das vezes — a proteção da propriedade intelectual de uma empresa sob o projeto, não sendo uma confirmação de que a ideia esteja de fato em desenvolvimento para lançamento comercial.