O presidente do INPI, Luiz Pimentel, participou no dia 28 de setembro da abertura do VII Ciclo de Debates do Sistema Gestec-Nit, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com a edição especial comemorativa dos 30 anos da Gestec e dos 10 anos do Sistema Gestec-Nit.
A mesa de abertura do evento contou com a participação de Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz, de Jorge Bermúdez, vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde, de Maria Celeste Emerick, coordenadora de Gestão Tecnológica, além de Beatriz Amorim, diretora do Escritório Regional para América Latina e Caribe, da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
Pimentel destacou o papel do Sistema Gestec-Nit, na gestão da propriedade industrial para a área da saúde, e a importância da parceria entre o INPI e a Fundação, visando ao avanço do uso das ferramentas de propriedade industrial. Por sua vez, Paulo Gadelha pontuou que a questão das patentes está presente na história da própria Fiocruz desde o início da pesquisa de vacinas, e que nesses 30 anos a Gestec teve um papel estratégico fundamental no processo de construção de um sistema de inovação no País. Já Maria Celeste Emerick agradeceu a todos os parceiros das instâncias de inovação do Brasil que trabalham com a Gestec para transformar conhecimento em produto para a sociedade.
Durante a mesa redonda sobre o tema “Desafios da Gestão da Propriedade Intelectual e da Inovação em uma Instituição Pública de Pesquisa”, Beatriz Amorim ressaltou a importância do entendimento do tema da PI no contexto da inovação e do papel fundamental que a Gestec vem desempenhando no Brasil e na colaboração com outros países em suas políticas públicas de saúde.
Isabelle Buckle, vice-presidente do Instituto Pasteur, apresentou o trabalho desenvolvido pela fundação francesa na área da propriedade intelectual, enfatizando os benefícios à saúde social por meio da transferência de tecnologia e do licenciamento responsável. Ao final da mesa redonda, Marli Elizabeth Ritter, diretora do Escritório de Transferência de Tecnologia da PUC/RS, fez um panorama da propriedade intelectual e os impactos para as instituições de ciência e tecnologia (ICTs), concluindo que o conhecimento gerado por elas é pouco utilizado pelas empresas brasileiras.
A Fiocruz aproveitou o evento para homenagear o INPI e outros parceiros com a entrega de uma placa comemorativa, além do lançamento do Guia de Ações Preventivas em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Informação Tecnológica para Geradores de Conhecimento.
Fonte: INPI