Estiveram reunidos no dia 4 de outubro, em Genebra, Suíça, os dirigentes dos escritórios de propriedade intelectual dos países que compõem o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Essa 7ª reunião acontece paralelamente à 56ª Assembleia-Geral da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI).
Entre os temas da reunião, que tratou da cooperação em PI entre os cinco países, o INPI propôs, e os demais concordaram, com a possibilidade de implementar um desconto nas retribuições do sistema PCT para universidades.
Participaram pelo INPI, além do presidente Luiz Pimentel, a coordenadora-geral de Marcas, Leila Campos, a coordenadora-geral de Assuntos Internacionais, Rafaela Guerrante, e sua substituta, Iloana Rocha. Também esteve presente Natália Ruschel, da Coordenação de Inovação Global e Propriedade Intelectual, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
Marcas e desenho industrial
O presidente do INPI, Luiz Pimentel, se reuniu na mesma data com o diretor-executivo do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO, na sigla em inglês), Antonio Campinos, para tratar da cooperação na área de registro de marcas e desenho industrial.
Reunião com a Argentina
O presidente do INPI participou de uma reunião, também no dia 4, com o presidente do INPI argentino, Dámaso Pardo, na qual os dois países trocaram informações sobre gestão da Propriedade Industrial. Também foi feito um convite para que o escritório argentino seja um dos participantes do Simpósio Internacional das Academias de PI da América Latina, a ser realizado em novembro, em Florianópolis.
Cooperação com a Alemanha
A delegação brasileira também esteve reunida com a presidente do Escritório Alemão de Patentes e Marcas (DPMA, na sigla em alemão), Cornelia Rudloff-Schäffer, e outros representantes da Alemanha. Na reunião, os alemães apresentaram sua experiência em temas como o teletrabalho (que reúne cerca de 30% dos examinadores) e o Patent Prosecution Highway (PPH). Também foi destacada a possibilidade de participação de especialistas alemães no treinamento de novos examinadores do INPI e em atividades de disseminação para o público brasileiro.
Reunião EPO-Prosur
Ainda no dia 4 de outubro, foi realizado um jantar de trabalho entre dirigentes do Escritório Europeu de Patentes (EPO, na sigla em Inglês) e dos países que fazem parte do Projeto Consolidação da Cooperação entre Escritórios de Propriedade Industrial da América do Sul (Prosur), com o intuito de discutir a cooperação entre as partes.