Santa Catarina vem se destacando cada vez mais no cenário nacional e até mundial da inovação. Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), as empresas locais de tecnologia vêm crescendo a taxas de até 20% ao ano. São quase duas mil companhias, algumas inclusive com unidades em outros países. Além disso, Santa Catarina é o sexto estado que mais deposita patentes no INPI atualmente. Por isso, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) escolheu a capital Florianópolis para sediar o IX Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid), que reunirá, de 23 a 25 de novembro, na sede da Fiesc, centenas de especialistas de todo o Brasil e do exterior.
Confira a programação final do evento.
Principal evento do setor, o Enapid fará parte de uma verdadeira Semana da Inovação, com o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico nacional a partir de discussões sobre patentes, marcas, transferência de tecnologia, gestão de ativos intangíveis, entre outros temas. A iniciativa contará com eventos paralelos sobre inovação aberta em diferentes setores e com o VI Congresso Brasileiro de Prospecção Tecnológica (ProspeCT&I), da Rede NIT-NE.
A programação contemplará ainda um encontro entre o Observatório da Indústria da Fiesc, o INPI e representantes do setor produtivo para discutir um modelo de indicador que relacione os dados de exportações do balanço de pagamentos e os serviços de PI no Brasil.
O Enapid é promovido pela Academia do INPI, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, e a UFSC.
Programação paralela
Três eventos científicos voltados às instituições de pesquisa, indústria e governo farão parte da Semana da Inovação em Santa Catarina. A fim de analisar os gargalos da inovação aberta e da P&D no Brasil e no mundo, serão realizados o “III Congresso Internacional: Inovação Aberta na Indústria de Alimentos e Bebidas”, o “IV Congresso Internacional de Energia: Eficiência Energética, Sistema de Inovação Climática e Desenvolvimento Sustentável” e o “Congresso Internacional: Pesquisa & Desenvolvimento”.
Os eventos também inovam nesta edição: serão transmitidos ao vivo por meio de streaming e utilizarão o recurso de realidade aumentada para que o público acesse conteúdos extras. As programações integram o projeto Mais Ciência e são promovidas pela UFSC e pelo INPI, com apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Fiesc.
Mais uma iniciativa somada à Semana da Inovação é o Simpósio Internacional das Academias de Propriedade Intelectualda América Latina e Caribe, que abordará experiências em ensino e pesquisa na área e discutirá as oportunidades de cooperação futura entre as academias de PI.
Fonte: INPI