A AB InBev vai levar a Constellation Brands a tribunal por considerar que utilizou a marca Corona de forma indevida. Segundo o Business Insider, a AB InBev, que detém as cervejas Budweiser e Stella Artois, comprou a dona da também cerveja Corona – o Grupo Modelo – em 2013, mas os reguladores obrigaram-na a vender a operação norte-americana da marca à Constellation Brands.
A AB InBev manteve os direitos dos produtos da marca nos restantes mercados, ao passo que a Constellation Brands podia produzir e vender a cerveja Corona e outras insígnias do Grupo Modelo nos Estados Unidos da América.
Contudo, o Grupo Modelo considera que a Constellation Brands violou o acordo firmado há quase uma década ao lançar um produto de outra categoria de bebidas sob a chancela Corona. Documentos legais a que o Business Insider teve acesso apontam para a Corona Hard Seltzer, uma água aromatizada com uma percentagem reduzida de álcool e cujas características fazem com que não seja abrangida pelo acordo entre as duas partes.
Em declarações à Reuters, a Constellation Brands garante estar “muito surpreendida” com o processo, que descreve como uma tentativa de esmagar a concorrência. Lançada nos EUA em Fevereiro do ano passado, a Corona Hard Seltzer é a quarta maior bebida desta categoria no país, com uma quota de mercado de 6%, de acordo com dados divulgados pela fabricante em Outubro.