O contrabando e as falsificações foram responsáveis por perdas de R$ 130 bilhões ao país no ano passado. Apenas com contrabando de cigarros, a evasão fiscal acumulada entre 2011 e 2016 somou R$ 30,2 bilhões. Para debater formas mais eficientes de combater a pirataria no Brasil, a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação e o Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro, coordenado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), em conjunto com mais de 70 entidades empresariais e organizações da sociedade civil, lançaram, em parceria com o governo federal, a campanha “O Brasil que nós queremos”.
Com as presenças do ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, do deputado Efraim Filho (DEM/PB), do ministro do Tribunal de Contas da União José Augusto Nardes e do coordenador do Movimento Mercado Legal, Edson Vismona, a campanha será debatida em seminário na terça-feira, 15, no auditório do Correio Braziliense, com inscrições gratuitas pelo email
[email protected].
Para o deputado Efraim Filho, o tema é relevante porque está ligado não só à segurança pública, mas também ao equilíbrio fiscal do país. “Estamos oferecendo ao governo uma alternativa para melhorar a arrecadação sem aumentar impostos. O contrabando é um crime é nocivo para a sociedade porque deteriora o mercado formal de trabalho, financia o narcotráfico e prejudica o ambiente de negócios”, enumerou. “É imprescindível que o governo tenha mais rigor no seu combate”, acrescentou.
O coordenador do Mercado Legal, Edson Vismona, explicou que os recursos do contrabando financiam o crime organizado. “Nós defendemos a adoção de ações sistêmicas e sistemáticas de integração das forças que atuam nas fronteiras do país para coibir a prática”, afirmou.
Serviço
O que: Seminário “O Brasil que nós queremos: unidos pelo fim do contrabando e da criminalidade”
Quem
Presenças confirmadas: Torquato Jardim, ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim Efraim Filho, presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Contrabando e à Falsificação Edson Vismona, coordenador do Movimento em Defesa do Mercado Legal
Mauri König, jornalista e diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
João Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União
Quando
Auditório do Correio Braziliense
Setor de Indústrias Gráficas (SIG), Quadra 2, número 340
Inscrições