Conflito de direitos autorais: The New York Times vs. OpenAI

O The New York Times (NYT), um dos jornais mais influentes dos Estados Unidos, tomou uma decisão contundente em relação à OpenAI, uma das líderes em desenvolvimento de inteligência artificial (IA). Essa medida envolve o bloqueio do rastreador da web da OpenAI, prevenindo que a empresa utilize os conteúdos do NYT para treinar seus modelos de IA. Esta ação segue a recente atualização dos termos de serviço do NYT, que agora proíbem explicitamente o uso de seu conteúdo para fins de treinamento de IA. A gama de materiais protegidos é vasta, incluindo textos, fotografias, ilustrações, áudios e vídeos.

O contexto dessa mudança revela um interesse prévio da OpenAI em adquirir direitos de uso do extenso acervo do NYT para suas ferramentas baseadas em IA. Contudo, as negociações entre as duas entidades enfrentaram desafios, culminando na consideração, por parte do NYT, de uma ação legal contra a OpenAI por supostas violações de direitos autorais. Essa possível ação legal se alinharia a casos anteriores, como os processos movidos por Sarah Silverman e outros autores contra a OpenAI, acusando a empresa de práticas de coleta de dados equivalentes a pirataria de software.

A situação se complica ao considerar que muitos conteúdos do NYT são disponibilizados publicamente. A IA, nesse sentido, poderia ser vista como mais um “leitor” que utiliza essas informações para fornecer respostas mais precisas aos seus usuários. Surge então a questão: como o NYT pretende comprovar que a OpenAI obteve lucros indevidos ao utilizar sua base de dados?

Além disso, levanta-se um debate mais amplo: deveria toda empresa ou autor que produz conhecimento ter direito a indenização quando suas obras são usadas para treinar IA? E ainda, como essa dinâmica impacta o avanço da Inteligência Artificial globalmente? Há ainda a questão da propriedade intelectual: toda informação usada para treinar IA e protegida por direitos autorais deveria gerar compensação financeira aos autores originais?

Estas perguntas refletem um cenário emergente de tensões legais e éticas no campo da IA, destacando a necessidade de um equilíbrio cuidadoso entre inovação tecnológica e respeito aos direitos autorais.

Fonte: Migalhas Imagem: NY Times


Últimas notícias

  • Advogado lendo documentos sobre o direito autoral de imagem

    Direito autoral de imagem: a segurança jurídica de suas criações

  • Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

    Petrobras bate recorde pelo 3º ano seguido em depósito de patentes

  • AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

    AGU notifica Amazon para suspender venda de obra que viola direitos autorais

  • INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

    INPI passará a aceitar pedidos de registro de marca com elementos de propaganda

  • Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

    Brasil e Singapura assinam memorando de entendimento em PI e lançam Guias de Negócios

  • Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

    Brasil está na 50ª posição do Índice Global de Inovação 2024

  • Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

    Novo volante da Stellantis que dispensa pedais é revelado em imagens de patentes

  • China lidera patentes sobre IA generativa

    China lidera patentes sobre IA generativa

Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades

Receba e-mails promocionais e novidades, seus dados pessoais não serão compartilhados. Para mais informações, consulte as políticas de privacidade

Portal Intelectual

Seu artigo ainda não está por aqui?

Envie o seu artigo e seja autor do maior acervo colaborativo de propriedade intelectual do brasil

Enviar