Uma delegação do Japão visitou o INPI nesta sexta-feira (08/12) para conhecer os resultados, as ações programadas e os procedimentos do Instituto. A maioria dos integrantes é do grupo de trabalho de combate à contrafação da Associação de Propriedade Intelectual do Japão (JIPA, na sigla em inglês), organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como membros 1.358 usuários do sistema de PI do país.
O líder do grupo de trabalho Jun Okubo esteve à frente da comitiva, que contou ainda com o cônsul do Japão no Rio de Janeiro, Ayato Sakaki, e o diretor da Organização de Comércio Exterior do Japão (Jetro, na sigla em inglês) em São Paulo, Yuta Yasuda.
A reunião com a diretoria do INPI abordou a estrutura do governo brasileiro para o combate à contrafação, a estratégia do INPI para reduzir o tempo médio de exame de patentes de quatro para dois anos, os requisitos específicos para se obter os registros de marca tridimensional e de marca de alto renome no Brasil, e o funcionamento do sistema de desenho industrial.
Fonte: INPI